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Agora que nosso cenário já tem uma cara de jogo, podemos começar de fato a adicionar os desafios. Como vimos na Figura 3, o nosso esboço indica que teremos um total de seis pedaços de chão em nossa fase. Esses pedaços surgem ao separarmos o chão em duas partes a fim de haver um buraco entre elas, criando, assim, a necessidade de o jogador pular.
Faremos com o chão o mesmo que fizemos com os dois componentes anteriores: criaremos um objeto vazio, o posicionaremos em (0,0,0) e adicionaremos o nosso antigo objeto Floor, o qual nos acompanha desde a segunda aula, como filho desse novo objeto vazio. Podemos chamar o objeto vazio de Floors. Posicionaremos o nosso floor em (X, -6.5, 0), com a escala de (X', 1, 1). No caso desses objetos, diferentemente do que vimos anteriormente, além da posição deles variarem, as escalas também variarão, pois eles possuem tamanhos diferentes, de acordo com o local onde o buraco será aberto.
O objeto Floor deve ser duplicado cinco vezes, totalizando seis objetos. Esses objetos devem ser colocados nas seguintes posições:
Objeto | Posição | Escala |
Floor | (-200, -6.5, 0) | (100,1,1) |
Floor 1 | (-115, -6.5, 0) | (50,1,1) |
Floor 2 | (-45, -6.5, 0) | (50,1,1) |
Floor 3 | (35, -6.5, 0) | (50,1,1) |
Floor 4 | (140, -6.5, 0) | (50,1,1) |
Floor 5 | (270, -6.5, 0) | (75,1,1) |
Com isso, chegamos ao que vemos na Figura 6. Percebam a Layer da qual os objetos todos fazem parte!
Percebam como há um aumento gradativo do espaço entre os buracos. Esses valores foram selecionados justamente com esse intuito, baseado no que esboçamos na Figura 3. Sendo assim, é possível passar pelo primeiro buraco com um pulo simples, pelo segundo apenas com um pulo duplo. O terceiro, por sua vez, requer que você venha de um local mais alto. O penúltimo precisa de uma das plataformas móveis, e o último precisa da escada que cai. Cada um deles é um pouco maior e acrescenta um pouco mais ao desafio! Também é possível, com essa configuração de chão, chegar aos dois lados da fase, de início e fim.
Teste um pouco o jogo agora e veja se consegue passar pelos buracos! Ah! E uma dica de cheat code que você desenvolvedor pode usar: caso esteja caindo em algum dos buracos, clique no botão de pause, ao lado do play, e altere o valor do Y do jogador. Isso fará o personagem subir novamente e você poderá continuar o seu teste sem precisar reiniciar tudo. Como a alteração é feita durante o play, ela não será refletida após encerrar o modo de jogo. Legal, não? :)
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