Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula

arrow_back Aula 09 - Desenvolvendo a Primeira Fase - Parte 1

1. Level Design

1.1 Pensando no Formato do Nível

Já sabemos das capacidades do nosso robozinho: ele anda para um lado e para o outro, pula e possui, também, um pulo duplo que o permite atingir distâncias verticais maiores. É importante saber disso, antes de agir, para garantir utilizarmos a maior parte das capacidades do personagem em nossas fases! Desse modo, podemos pensar melhor em uma coisa bastante importante para um jogo ter sentido: os desafios que incluiremos nele.

Como surgem as ideias para esses desafios? Bom... De acordo com o que veremos na disciplina de Design de Jogos, parte do trabalho de um bom designer é jogar! Quando jogamos, aprendemos diversas coisas sobre os jogos digitais. Isso serve para podermos nos inspirar nesses jogos e termos boas ideias de como faremos os nossos.

Baseado nisso, então, utilizaremos, para a nossa primeira fase, alguns desafios já conhecidos de outros jogos. O primeiro e mais clássico deles é ter, no chão, um buraco exigindo que o jogador precise pular para prosseguir no nível. É importante o buraco ter um tamanho que permita ao jogador pular com sucesso! E, também, não ser necessário tanto esforço, pelo menos no início, para conseguir pular a distância correta. Todo o espaço verde, na Figura 1, representa a área válida para pulo.

Área de pulo sobre um buraco para o personagem Mario, da Nintendo, representada por uma seta.

Outro desafio que sabemos ser possível incluir no nosso jogo são as plataformas. Elas dificultam o caminho do nosso jogador e o fazem necessitar de alguma habilidade com o controlador para conseguir os pulos aos locais adequados. Assim como explicamos acerca dos buracos, é importante garantir que todas as plataformas posicionadas permitirão ao usuário alcançá-las.

As plataformas podem, também, possuir variações de comportamento para desafiar um pouco mais o usuário. Podemos ter plataformas que se movem, plataformas que giram, plataformas que caem, etc. O quanto a criatividade apurar e o Unity permitir, somos capazes de inventar!

Plataformas móveis e estáticas no jogo Super Mario Bros. by Nintendo

Ok. Sabemos tudo o que o nosso robô pode fazer e os tipos de desafios que podemos adicionar em nosso nível para o jogador poder se sentir desafiado ao jogar. O próximo passo, então, é criar o nosso primeiro nível! E criá-lo a partir desses desafios!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados