Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula

arrow_back Aula 09 - Desenvolvendo a Primeira Fase - Parte 1

Resumo

Nesta aula, começamos o Level Design do nosso jogo de plataforma. Relembramos um pouco o conceito de Level Design e o modo como este é feito. Em seguida, começamos as modificações em nosso projeto, a fim de o jogo ganhar uma primeira fase com desafio, um começo e um fim. Criamos elementos vazios que funcionaram como agrupadores aos objetos de mesmo tipo e, então, criamos vários backgrounds, diversos pedaços de chão, fronteiras do mapa e, por fim, a primeira de nossas plataformas.

Para facilitar a criação de nossas plataformas, definimos um Prefab, a partir da primeira plataforma que criamos, para podermos simplesmente criar novas instâncias desse Prefab, ao invés de duplicar manualmente todos os objetos. Vimos, ainda, como é fácil alterar objetos que partem de um mesmo Prefab, alterando apenas o asset, e não cada uma das instâncias.

Também durante a aula, aprendemos o que é um Prefab e como os seus conceitos ajudam o desenvolvedor quando há a necessidade de replicar objetos em uma mesma cena.

Finalizamos a aula vendo um pouco como o nível tinha ficado (o projeto pode ser obtido aqui) e nos preparamos para a próxima aula, na qual adicionaremos as plataformas que faltam, incluindo as que possuem scripts, e também melhoraremos o controle do robô, para ele ficar mais fiel à realidade.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados