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Muitas vezes, ao construir uma cena, você possui objetos repetidos nela. Podem ser objetos simples, como a caixa criada agora, ou até objetos mais complexos, como os scripts, elementos de IA, renders e tudo mais. Podemos, como fizemos com os Backgrounds e com os Floors, multiplicar esses objetos quando desejarmos, para criarmos cópias. Agora, imagine se você quisesse adicionar um novo elemento a esse objeto. Você precisaria modificar um por um, correto? Será que existe alguma maneira de modificar todos de uma vez e manter uma unidade entre eles, visto que são, basicamente, instâncias de um mesmo objeto? Bem. Existe sim! Qualquer um desses objetos pode ser transformado em um Prefab!
O manual oficial do Unity define um Prefab como "um Asset que permite a você guardar um objeto do tipo GameObject completo, com seus componentes e propriedades. Um Prefab age como um template a partir do qual você pode criar novas instâncias de um objeto em sua cena. Qualquer modificação que seja feita em um Asset do tipo Prefab é também, automaticamente, feita em todas as instâncias que foram criadas a partir daquele Asset (n.e. exceto modificações no Transform). É possível também sobrescrever os valores de cada instância individualmente".
Ou seja, um Prefab pode ser resumido como um GameObject que vira Asset! E isso é fantástico! Nós criamos a nossa caixa e, agora, podemos criar um Prefab a partir dela, bastando arrastarmos esse Prefab para a nossa cena, da mesma maneira como já fizemos várias vezes com Sprites, e então uma nova caixa será criada, igualzinha à caixa inicial que planejamos. E se eu tiver uma nova ideia? Quiser trocar a cor da caixa? Adicionar um novo script? Não há problema! É só atualizar o Asset Prefab criado a partir do GameObject e todos os objetos instanciados a partir daquele Prefab se atualizarão também. Assim, você garante que todos os objetos manterão sempre o mesmo padrão e serão alterados da mesma maneira! Muito interessante, não?
E não é só isso! Ligando agora você ainda leva inteiramente grátis... A criação de Prefabs é supersimples e intuitiva! Quer ver? Criaremos agora um Prefab a partir da nossa caixinha a fim de todas as outras serem feitas com base nessa mesma instância do objeto, facilitando o controle de um modo geral.
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