Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula
Existem algumas ferramentas que nos permitem criar níveis a partir de modelos predefinidos e de objetos adicionados à cena, posicionar tais objetos de acordo com o nosso gosto, fazer anotações... Além disso, há o lápis e o papel, que fazem algo similar muito bem! Vejamos, na Figura 3, a imagem do nosso primeiro nível, baseado nos desafios citados anteriormente!
Nossa! Que coisa linda! Não? Ok. :(
Esse protótipo manual serve, pelo menos, para você perceber que não precisa ser nenhum artista para prototipar um nível! O desenho feito por você ficará basicamente contigo e nunca será divulgado (a não ser que o coloque numa aula online). Servirá apenas como uma base para poder desenvolver o seu nível mais rapidamente, depois de já ter pensado em cada um dos desafios envolvidos.
E, por falar nisso, quais os desafios que foram escolhidos nesse protótipo? Já dá para ter uma ideia só olhando esse desenho?
O personagem iniciará sua jornada no canto esquerdo e buscará chegar até o objetivo final, isto é, o IMD, no canto direito. Como um bom jogo de plataforma mais antigo, o nosso jogo não terá qualquer tutorial. Devido a isso, é interessante, logo no primeiro nível, o usuário ser apresentado tranquilamente às mecânicas de jogo, até poder, com alguma facilidade, chegar ao final do nível.
Para isso, logo na primeira parte, o usuário encontrará uma pequena caixa, a qual terá de pular por cima, já utilizando a mecânica principal do jogo. Em seguida, o usuário terá uma outra caixa para pular, mas, dessa vez, terá também uma plataforma, após essa caixa, para perceber que pode pular de cima da caixa para outros locais. Se ele não se dirigir à plataforma, encontrará uma grande parede impedindo-o de seguir. A fim de passar pela parede, o jogador precisará utilizar a plataforma!
Passando da parede, o primeiro perigo mortal (ou não, pois ainda não implementaremos vidas/danos/inimigos, mas em breve serão implementados!): um buraco! O jogador, que já conhece a mecânica de pulo pelas caixas, deverá saltar o buraco e chegar ao outro lado para seguir. Nessa próxima parte, ele encontrará duas caixas para saltar novamente e, em seguida, outro buraco, um pouco maior. Nesse momento, o jogador necessitará de seu primeiro pulo duplo, a fim de chegar ao outro lado. Perceba que, como falamos inicialmente, esses pulos são bem simples, buscando apenas introduzir os jogadores às mecânicas. Nas outras fases do jogo, as mecânicas poderiam se complicar mais, com distâncias maiores e até mesmo saltos nas paredes, como você, desenvolvedor, desejar!
Sobrevivendo a isso, o jogador encontrará o seu primeiro puzzle a ser resolvido. Novamente, algo simples, mas mostrando a ele que às vezes é necessário recuar um pouco no cenário para conseguir avançar. Uma caixa dá acesso a uma plataforma que está atrás dela, permitindo um acesso a uma segunda plataforma, a qual está mais em cima a fim de, através desta, o jogador poder saltar na próxima parede. Daí em diante, todas as mecânicas iniciais já foram apresentadas e as coisas podem complicar um pouquinho mais.
A partir da segunda parede, o jogador deve executar um salto duplo sobre um buraco com uma parede do outro lado. Esse provavelmente será o primeiro ponto de derrota de vários jogadores que estão jogando pela primeira vez. Tudo bem! Lição aprendida para a próxima!
Quem conseguir saltar a parede executando o pulo duplo chegará até mais um pequeno espaço que o levará a um novo elemento do cenário: a plataforma movediça. Essa parte tem um buraco grande demais para ser saltado, mesmo com o pulo duplo, e o jogador deverá, com um pouco de paciência, esperar a plataforma móvel chegar perto dele a fim de poder pegar uma carona nela! Ele descobrirá, entretanto, no meio da jornada, que precisará se dirigir a uma segunda plataforma para conseguir completar o caminho todo, pois cada plataforma só faz metade do caminho. Mais um pequeno desafio!
Passando dessa etapa, chegamos ao final da fase... e aí complicamos mais um pouco! O usuário encontrará, agora, três plataformas, em sequência, como se formassem uma escada. Essas plataformas, no entanto, ao serem tocadas, simplesmente caem! E se o usuário não agir rápido, irá para o buraco próximo a elas. Mais uma chance perdida (em breve)!
Ao concluir esses pulos acelerados pelas plataformas que caem, o usuário deverá efetuar um último pulo longo, sobre uma última parede, para poder chegar ao fim do nível! E aí ele atingirá seu objetivo: chegar ao IMD! Uma alegria, não? :D
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados