Técnicas de Pulo

O Pulo Simples

Primeiramente, precisaremos lidar com esse segundo problema. Precisamos encontrar uma maneira de dizer ao jogo o que é o chão e como lidar com ele. Para isso, voltando ao que vimos em nossas primeiras aulas, utilizaremos uma Layer.

Relembrando rapidamente, uma camada, ou Layer, é um grupo criado para adicionar objetos que apresentam comportamentos semelhantes e, com isso, tratá-los de maneira também semelhante. Obviamente não temos apenas UM objeto chão no jogo todo, concorda? Bom, no momento temos, mas nossa fase há de crescer em breve, né? Então, para todos esses objetos poderem ser vistos da mesma maneira, precisamos adicioná-los a uma mesma camada, a qual, nesse caso, chamaremos de Ground.

Pretendendo definir essa camada, basta selecionar o objeto que queremos, adicioná-lo à camada e então, no Inspector, no menu de Layers, escolhemos a opção de criar uma nova camada. Esse caminho pode ser visto na Figura 5.

Adicionando uma nova camada à lista do projeto.

Ao clicar nessa opção, uma lista de camadas aparecerá no Inspector. Perceba que algumas camadas se chamam "Builtin Layer" e outras "User Layer". As Builtin Layers são camadas utilizadas pelo próprio sistema e não é permitido alterar os seus nomes. Já as camadas User Layer são aquelas que o desenvolvedor pode redefinir para utilizar em seus projetos. Alteremos, então, a primeira User Layer disponível para Ground. Com isso, ao selecionar novamente o objeto e clicar na lista, como visto na Figura 5, a opção Ground vai agora estar disponível para seleção. Definam nosso chão e vamos adiante!

Importante!

Ao exportar pacotes de Assets (.unitypackage), como estamos fazendo em todas as aulas para compartilhar os nossos projetos, o Unity não carrega, por padrão, as Tags e Layers definidas no projeto! Com isso, a partir de agora, ao importar um Unity Package qualquer que tenhamos disponibilizado, é preciso REDEFINIR AS TAGS E LAYERS para que tudo continue funcionando normalmente. TENHA CUIDADO!

Retornamos à programação normal. Agora, entendendo bem o que é o chão, podemos passar ao nosso próximo passo: dar ao nosso personagem capacidade de identificar o chão. Definimos o comportamento do pulo - pulo simples, pula uma vez apenas quando estiver no chão, e também vimos a definição do chão para que isso possa funcionar. Como faremos agora para o personagem detectar que de fato está no chão?

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