Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula
O primeiro tipo de pulo a ser discutido em nossa aula é o pulo simples. Nesse tipo de pulo, o personagem sai do chão ao ter o botão de pulo pressionado e sobe, com uma velocidade determinada, até a gravidade atuar e o fazer parar, começando a descer em seguida. Mesmo esse tipo de pulo, no entanto, pode ter diversas variações de acordo com o que o desenvolvedor do jogo quiser.
Dê uma olhada neste artigo online e veja como pulos simples podem ser complexos, mesmo estando todos dentro da mesma mecânica:
<https://critpoints.wordpress.com/2015/05/18/5-games-5-jumps/>
Incrível, não? Todos eles utilizam o tempo da tecla pressionada, ou algum aspecto extra, para poder definir a altura que o pulo terá, ou mesmo o quão rápido o personagem retornará ao solo. Esse tipo de modificação é bem simples e já pode trazer diferenças importantes ao seu jogo. Quem já jogou Rockman/Megaman do NES sabe a importância de um pulo na altura certa para matar um inimigo e a dificuldade em dominar isso adequadamente no controle!
Para o nosso controle, utilizaremos algo bem simples. Ao apertar o botão, o nosso personagem será lançado no ar por uma força de pulo, a qual chamaremos de jumpForce, e obedecerá unicamente à gravidade até retornar ao chão. A fim de o personagem poder pular, no entanto, teremos uma condição: ele deverá estar no chão antes de pular. E como poderemos testar se ele está no chão ou não? O que é o chão?
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados