Técnicas de Pulo

Wall Jumping

O último comportamento o qual abordaremos em nossa aula sobre pulos é bem peculiar, uma vez que não envolve diretamente pular do chão e sim pular das paredes! O Wall Jumping adiciona uma nova dimensão aos seus jogos, permitindo que os jogadores interajam com as paredes do cenário, seja utilizando-as para deslizar mais lentamente ou mesmo para apoio ao receber uma nova carga de pulo.

Zero pulando nas paredes para avançar verticalmente em um cenário.

Já aprendemos, ao longo da aula, diversas técnicas relacionadas ao pulo, como a criação de camadas, a adição de elementos vazios para utilizar como marcadores, o teste de interseções, etc. Todas essas técnicas também deverão ser utilizadas para a implementação desse comportamento no jogo! Só precisamos lidar com isso de maneira diferente, concorda?

Necessitaremos de uma Layer que seja capaz de representar as paredes. Precisaremos também de uma nova maneira de detectar se houve ou não uma colisão com a parede e se o personagem pode pular a partir da parede ou não. Isso o colocará voando! Permitiremos um pulo duplo? Não permitiremos? Todas essas são decisões de design que influenciarão na maneira que você implementa o Wall Jumping. Tenha em mente, no entanto, que os conceitos utilizados serão os mesmos!

Há também uma maneira diferente de desenvolver o pulo utilizando outro tipo de técnica para detectar o chão. Veja mais informações neste link:

<http://www.fabricadejogos.net/posts/tutorial-jogo-de-plataforma-no-unity-5-parte-6-pulo/>

E com isso, finalizamos a nossa aula de hoje, relacionada ao pulo do personagem em um jogo de plataforma! Em nossa próxima aula, voltaremos a lidar com a imagem de nosso jogo e aprenderemos como, em meio a tudo o que já fizemos, adicionamos animação a ele! Vamos fazer o robozinho se mexer enquanto se movimenta? :P

Até lá! \o

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados