Técnicas de Pulo

O Pulo Simples

Para criar o groundCheck, devemos selecionar o nosso player, clicar com o botão direito nele e escolher a opção Create Empty. Isso vai criar um novo objeto, filho do nosso objeto Player e que não contém nada além de sua posição. Renomeie esse objeto para groundCheck. Criado esse objeto, devemos modificar o seu valor de Y para que fique abaixo do jogador. Estou usando Y = -3.25, mas fique à vontade para adequar o valor ao que for necessário para o seu personagem, caso ele seja diferente em tamanho ou posicionamento. O importante é que o objeto fique abaixo dele, assim como mostrado com o círculo branco na Figura 6!

Feito isso, basta selecionar o seu personagem, ir até o script modificado há pouco e selecionar o nosso objeto groundCheck como sendo o groundCheck do script. Com isso, tudo o que precisamos para o nosso personagem pular estará definido e seremos capazes de, ao apertar Play em nosso jogo, utilizar a barra de espaço para ver o nosso personagem pulando.

Coisas a verificar caso o personagem não esteja pulando:

  • O groundCheck está posicionado adequadamente e selecionado no script?
  • O chão está marcado com a Layer Ground?
  • A tecla do eixo Jump está definido? (caso não, reveja a Aula 03)
  • O jumpSpeed está alto o bastante para tirar o personagem do solo?
  • A layerMask está definida adequadamente de acordo com a layer do chão?

Se tudo isso estiver ok e seu personagem ainda não estiver pulando, fique à vontade para utilizar os fóruns e tirar todas as suas dúvidas! Estaremos lá para trocarmos ideias! ;)

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados