Técnicas de Pulo

Uma das coisas que define o gênero de jogos de plataforma, desde seu princípio, por ser uma das bases de seu funcionamento, é a capacidade do jogador de pular, para alcançar as diferentes plataformas do cenário e superar os diversos buracos encontrados ao longo dos níveis.

Donkey Kong, um dos primeiros jogos de plataforma criados, introduzindo o Jumpman (o qual depois ficou conhecido como Mario).

Desde então, diversos outros jogos do gênero surgiram e com eles novas técnicas de pulo foram aparecendo. Não era possível apenas pular, mas também pular uma segunda ou terceira vez no ar, planar na descida, utilizar as paredes como apoio para pulos ou mesmo para deslizar lentamente. Além disso, é comum em diversos jogos de plataforma ter uma maneira de pular em diferentes alturas, de acordo com os comandos dados pelos usuários, seja a duração em que a tecla é mantida pressionada ou mesmo o quanto a apertou antes de sair do chão.

Megaman utilizando a parede como uma plataforma para deslizar e pular.

Todas essas técnicas trouxeram novos aspectos aos jogos de plataforma em geral e também criaram novos desafios para nós, desenvolvedores, tratarmos em nossos jogos. Entraremos em mais detalhes, em nossa aula, sobre três técnicas principais, implementando duas delas em nosso jogo e deixando a terceira para vocês como o desafio da semana! Quem conseguirá?

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados