Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula
O segundo tipo de pulo que veremos em nossa aula é o pulo duplo, mecânica muito comum em jogos de plataforma. Essa mecânica permite ao personagem, após o seu primeiro pulo, mesmo que não esteja no chão, executar um segundo pulo, voltando a ganhar aceleração vertical.
Como existem muitas maneiras de utilização desse pulo, o assunto torna-se interessante de ser abordado, visto que apenas adicionando essa mecânica ao seu jogo já é possível adicionar alguma variação a mais a ser considerada pelo jogador em suas tomadas de decisões.
Sabe-se que há várias maneiras de se implementar o pulo duplo, entretanto aqui abordaremos uma delas, mas não estranhem se encontrar outras em suas aventuras pelas interwebs. Manteremos a lógica que utilizamos para o pulo simples, porém, adicionando a capacidade ao personagem de executar um segundo pulo enquanto está no ar.
Com isso, notemos que existirão três situações com as quais iremos lidar: o caso em que o jogador está no chão e ainda não pulou; ele já pulou e pode executar um segundo pulo; e o jogador já executou o pulo duplo. Cada caso desse será contemplado por uma condicional diferente e gerará uma reação diferente do jogo.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados