Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula
No caso, utilizaremos para o corpo um Box Collider que seja capaz de englobá-lo em sua totalidade, e para a parte de baixo um Circle Collider que fique centralizado no robô e termine exatamente no fim do sprite (para evitarmos aquele clipping terrível que discutimos anteriormente). Para facilitar a visualização do que vocês devem fazer, vejam a Figura 6, ela exibe o nosso robô com os dois colisores já posicionados em seus locais corretos!
Perceba que o Circle Collider está abaixo do BoxCollider e também está cobrindo as duas pontas do Box Collider de maneira a evitar que o personagem fique "preso" pelas pontas do box collider em algum objeto quando estiver caindo. Perceba também que o círculo do colisor se encerra bem junto ao sprite do boneco.
Com isso, o nosso robô será capaz de cair ao iniciarmos o jogo e de parar quando tocar o chão! E aí poderemos movê-lo para um lado e para o outro no chão, até que... boom! Bateu de cara no chão! Pobre robozinho! Ainda bem que não quebrou (ainda, pois mais adiante adicionaremos animações a ele)!
Vimos também, nesta aula, como evitar que isso aconteça, lembra? Não? Vou deixar você voltar um pouco e pesquisar, então.
Sério! Vai lá. Não espera eu dizer de novo não, vai!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados