Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula

arrow_back Aula 04 - Detecção de colisão e o Motor de Física

Materiais Físicos 2D

A última coisa nova que conheceremos na aula de hoje serão os materiais físicos 2D. Esses materiais, utilizados nos Colliders e nos Rigidbodies 2D, como vimos anteriormente, podem alterar as propriedades desses objetos de modo a torná-los mais, ou menos, escorregadios, “grudentos” ou até mesmo criar uma sensação de cama elástica.

Para criar um novo material 2D, devemos, primeiramente, criar uma nova pasta em nossos assets para guardar esses materiais, pois será um asset como qualquer outro. Feito isso, basta escolher o menu Asset -> Create -> Physics Material 2D. Criado o novo material, ele aparecerá em nossa pasta de Assets para que alteremos seu nome e suas propriedades. A Figura 5 mostra as propriedades de um Physics Material 2D.

Propriedades de um Physics Material 2D.

Existem apenas duas propriedades, mas que são suficientes para alterar bastante o comportamento de um objeto, de acordo com os valores que assumirem. A propriedade Friction indica a fricção que o objeto irá exercer quando houver um atrito com outro objeto. Quanto mais próximo de 0, mais escorregadio o material vai parecer. Da mesma maneira, quanto maior o valor, mais grudento e de difícil movimentação o material vai fazer o objeto parecer.

Já a Bounciness indica a propriedade elástica do objeto. Quanto mais perto de 0, mais rígido será o objeto, quanto mais perto de 1, mais o objeto irá quicar. Na verdade, um Bounciness com o valor de 1 indica exatamente que o objeto irá bater e retornar sem que haja qualquer perda de energia. Um valor maior que 1 fará com que o objeto ganhe energia na colisão. No entanto, muito cuidado com isso, uma vez que o objeto poderá juntar energia a ponto de sair voando!

Após criado e configurado o material, basta selecioná-lo em um dos campos de Material que vimos anteriormente, seja no Rigidbody 2D ou no Collider 2D que adicionarmos aos nossos objetos da cena.

Para praticar um pouco tudo isso que vimos hoje, vamos adiante desenvolver um pouco mais o nosso projeto, fazendo o nosso amigo robô parar de voar e finalmente tocar o solo!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados