Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula
Agora, continuaremos o desenvolvimento do nosso projeto do joguinho do robô! Àqueles que não estão em dia com o projeto (que feio!), é importante lembrar que vocês podem baixar os recursos do que foi desenvolvido na última semana neste link.
Para começar, vamos abrir o projeto e a nossa cena já desenvolvida, com o nosso robô voador. Em seguida, vamos começar devolvendo a gravidade que foi roubada de nosso amigo. Para fazer isso, selecionemos o robô (player) na aba Hierarchy e então modifiquemos a propriedade Gravity Scale de nosso Rigidbody 2D de volta para 1. Com isso o nosso robô voltará a cair quando clicarmos em Play!
No entanto, o coitado irá cair... e cair... e cair... para sempre! Isso acontece pois não há ainda uma colisão dele com o chão, correto? Então, para que possamos detectar essa colisão, como vimos no decorrer da aula, precisamos adicionar Colliders em nossos componentes para que eles possam deixar o motor de física do Unity fazer a magia dele! Primeiramente, vamos adicionar um Box Collider ao nosso chão, uma vez que ele é um grande quadrado. Se você quiser utilizar um outro colisor para isso, também temos outras opções, também vistas ao longo da aula. Fique à vontade! Só tenha cuidado para não deixar nenhuma ponta sobrando ou algo do tipo.
Para adicionar o Box Collider ao chão, selecione o chão na aba Hierarchy e em seguida clique em Add Component -> Physics 2D -> Box Collider 2D. Lembre-se de selecionar sempre a opção de 2D! Não queremos misturar os dois motores em uma mesma cena, certo? :)
Agora que o nosso chão já está colidindo adequadamente, vamos ao próximo objeto que precisa de uns colisores: o robô! E para o robô, vamos fazer algo um pouco diferente, adicionaremos dois colisores!
- Oi? Dois? Para quê, tio? Vocês questionam.
E eu respondo: - Cenas dos próximos capítulos! Muahahaha!
Bem, falando sério! É realmente para utilizarmos nos próximos capítulos. Usualmente, quando vamos iniciar uma ação de pulo, é interessante ter um colisor à parte para trabalhar com essa questão do pulo. Então, já se preparando para a aula em que discutiremos essa importante mecânica do 2D, vamos adicionar dois colisores ao nosso amigo robô: um responsável pelas colisões do corpo e outra simplesmente pelos pés! Se bem que ele nem tem pés, não é? Então pela bolinha de baixo do corpo!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados