Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula

arrow_back Aula 04 - Detecção de colisão e o Motor de Física

Os Componentes do Motor de Física 2D

Utilizando a Constant Force 2D

Por fim, mas não menos importante, temos o último componente do motor de física 2D do Unity que veremos nesta aula: a força constante! É um componente simples, mas muito útil em diversas situações.

Esse componente, como o nome diz, simplesmente adiciona uma força constante a um objeto que possua um Rigidbody 2D. Podemos utilizar essa força, por exemplo, para impulsionar carros de corrida, ou aviões, ou qualquer coisa que possua uma aceleração constante ao longo do tempo e não só um grande impacto inicial, como um chute a uma bola de futebol.

O componente Constant Force 2D aplica a força a cada update do motor gráfico do Unity com o mesmo valor e a mesma direção (afinal é uma força constante, não é?). As propriedades que possui são simples:

  • Force X e Y: Indica a força aplicada ao objeto a cada iteração.
  • Relative Force X e Y: A força aplicada a cada iteração em relação às coordenadas do Rigidbody 2D.
  • Torque: O torque aplicado ao Rigidbody 2D a cada iteração.

E com isso, finalizamos toda a parte de componentes do motor de física 2D do Unity. É coisa para caramba, não? O bom de ter tanta coisa assim é que não nos limitamos no que queremos desenvolver! Não temos como ver tudo funcionando com explicações detalhadas, claro, mas é possível que tenhamos a completa noção de como tudo isso funciona para podermos utilizar e desenvolver os nossos jogos sem problema algum.

Vamos agora conhecer os materiais físicos 2D e como eles podem afetar o nosso jogo!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados