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O Unity também apresenta, em seu motor de física 2D, um conjunto de tipos de Joints - ou juntas, em português - que podem ser utilizados para criar sistemas complexos, ao conectar-se umas às outras, o tanto quanto se queira. Pense nas juntas como sendo um objeto que exerce a função de um conector entre dois outros objetos, por exemplo a dobradiça de uma porta, permitindo que ela se mova no arco, ou os amortecedores de um carro, permitindo que os pneus e o chassi trabalhem de maneira um pouco mais independente. É possível criar desde interações simples, como uma porta que abre e fecha, até algo mais complexo, como uma corrente balançando (com as juntas agindo como os elos) ou uma máquina em funcionamento.
Esses componentes possuem diversas especificidades e tomariam duas ou três aulas para que pudéssemos discuti-los detalhadamente. Mais uma vez, como fizemos com os atuadores, listaremos todos os que estão disponíveis dentro do motor de física 2D, juntamente às suas utilizações, e então deixaremos a vocês, à medida que forem necessitando no desenvolvimento de seus jogos, a tarefa de se aprofundar em cada um. O mais importante nessa parte da aula é que aprendam a escolher seguramente, dentre os diversos tipos de juntas disponíveis, qual será a capaz de resolver o problema que vocês estão enfrentando no desenvolvimento. Vejamos a Tabela 2 com todos os Joints 2D disponíveis no Unity.
Joints 2D | Funcionamento | ||
Distance Joint 2D | Liga dois objetos que possuam Rigidbody 2D e os mantêm a uma distância fixa, definida no componente. | ||
Fixed Joint 2D | Une dois objetos de maneira fixa, como uma barra de ferro. Os dois objetos se mantêm sempre a uma mesma distância e ângulo. | ||
Friction Joint 2D | Reduz a velocidade dos dois objetos conectados a zero. | ||
Hinge Joint 2D | Cria um ponto ao redor do qual um objeto com Rigidbody 2D pode rotacionar ao redor. Pense nisso como o pivô de um alicate, por exemplo, o qual permite que as duas partes abram e fechem ao redor dele. | ||
Relative Joint 2D | Mantém um objeto com Rigidbody 2D distante do outro com uma distância fixa. Imagine isso como se um objeto seguisse o outro. Os dois estarão sempre a uma distância fixa um do outro. | ||
Slider Joint 2D | Permite que objetos possam deslizar em torno de uma linha, como portas automáticas em um shopping center. | ||
Target Joint 2D | Liga um objeto com Rigidbody 2D a um alvo. Pode ser utilizado para pegar objetos, por exemplo. | ||
Spring Joint 2D | Conecta dois objetos através de uma mola. | ||
Wheel Joint 2D | Simula o comportamento de uma roda com molas. |
Perceba que a grande maioria das juntas é utilizada para ligar dois objetos que possuem Rigidbody 2D, com poucas exceções. A conexão muitas vezes vai trabalhar com objetos do tipo Static, mas que necessitam de um Rigidbody 2D para que haja a conexão. A partir da utilização desses nove tipos de Joints é possível gerar comportamentos diversos para suprir as necessidades do desenvolvedor. Lembrando sempre que é possível combinar mais de uma junta para montar a sua máquina maléfica de dominação do planeta em seu jogo, com diversas partes móveis, conectadas e trabalhando!
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