Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula
A terceira ferramenta que o Unity nos traz voltada à parte de Sprites é o Sprite Renderer. Essa ferramenta, que é na verdade um componente, é responsável por renderizar os sprites em ambientes 2D e também 3D dentro do Unity.
Como já vimos anteriormente, consistem em seis as propriedades que alteram a maneira a qual esse componente interage com o sprite selecionado para o renderizar.
Citando novamente as seis propriedades, rapidamente:
Um ponto interessante desse componente é justamente essa parte de utilização de camadas. Diferentemente do que acontece em 3D, quando estamos renderizando em 2D temos apenas objetos sobrepondo outros objetos, já que não há a ideia de profundidade. Para que isso ocorra de maneira adequada, é importante que as camadas sejam escolhidas adequadamente, para que os nossos sprites fiquem sempre visíveis quando devem.
Pense, por exemplo, em um jogo de plataforma clássico, como o Super Mario World. É fácil perceber que há sempre um plano de fundo, que fica por trás de um cenário, o qual está no mesmo plano do Mario. Apesar disso tudo, não há profundidade. São apenas camadas sobrepostas. Alguns outros efeitos, como a paralaxe, dependem também dessa sobreposição adequada de camadas.
Para garantir que tudo isso aconteça de maneira adequada, devemos sempre lembrar do Sorting Layer de nosso sprite, fazendo, assim, com que ele seja renderizado sempre na posição correta em relação ao resto da cena!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados