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arrow_back Aula 02 - Implementando Recursos de Jogos

O que é um Sprite?

Sprite é a marca de um refrigerante com sabor de Lima-limão produzido pela The Coca-Cola Company e que está presente em mais de 190 países. O nome sprite significa fada, duendes e espíritos. Não, espera. Acho que cliquei na Wikipedia errada. Vamos tentar de novo!

Wikipedia: Sprites - computação gráfica. Ok! Acho essa explicação melhor! Mas, como geralmente os artigos da Wikipedia sobre assuntos mais técnicos não são muito confiáveis, deixa para lá! Procuraremos uma fonte mais segura, não acha? Então, vamos lá! Ou melhor, deixaremos essa parte mais técnica da discussão para a disciplina de Modelagem 2D, na qual vocês estarão em contato com experts na área. Nós, meros mortais, apenas acompanharemos a definição do próprio Unity e entender que sprites são elementos gráficos 2D utilizados para construir cenas desse tipo. Parece bem simples... E na verdade é! Os sprites são praticamente a base para a construção de todo o nosso jogo 2D. Utilizaremos um sprite para representar o personagem, os inimigos, basicamente tudo! Por isso que o Unity, na parte de objetos 2D, apresenta somente o Sprite como opção de criação! Trata-se de um componente extremamente versátil, empregado a fim de resolver diversos problemas durante a criação do nosso jogo. Vejamos na Figura 1 um exemplo de vários sprites combinados para o nosso personagem.

Spritesheet do personagem do nosso jogo exemplo.

Interessante... Mas por que são vários sprites posicionados dessa maneira? Novamente, deixemos a discussão para os profissionais de Modelagem 2D, porém apresentaremos aqui o conceito! Trata-se de uma spritesheet. Uma spritesheet contém vários sprites do mesmo objeto de maneira que, se colocados em sequência, um após o outro, gerarão uma animação, como se fossem aqueles desenhos de canto de caderno que vemos por aí, em que as páginas passadas criam a sensação de movimento. Discutiremos animação com mais detalhes em outras aulas, mas é importante que vocês já conheçam esse conceito!

Elementos importantes que também transmitem a ideia de múltiplos sprites em uma mesma imagem são os atlas. Atlas são um conjunto de sprites posicionados na mesma imagem de modo que, quando recortados, formam sprites os quais podem ser utilizados individualmente e separadamente. Veremos mais à frente como o Unity pode automatizar isso. E na disciplina de Modelagem 2D os profissionais entrarão em detalhes! :-P

Inspector contendo propriedades do sprite selecionado.

Atenção!

Até agora vimos os conceitos de assets, sprites, spritesheets e atlas. Se esses conceitos não foram bem assimilados ou você ainda tem dúvida no que são, leia novamente, procure outras fontes, utilize o fórum ou o que você preferir! Mas não siga adiante com dúvidas nesses aspectos.

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