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A fim de importar um sprite para o nosso projeto, utilizaremos o caminho diretamente pela aba Project do nosso Unity. É MUITO importante SEMPRE mantermos a pasta Assets bem organizada dentro de nosso navegador de projeto. Isso no começo pode parecer bobagem, mas à medida que o projeto ganha novos e novos assets, pode se tornar extremamente caótico.
De modo a evitar que isso aconteça, criaremos desde já o hábito de guardar os elementos onde eles pertencem. Dito isso, cliquemos com o botão direito na pasta Assets em nossa aba Project e selecionemos a opção Create -> Folder. Nomeie esse folder como "Sprites". É nele que guardaremos o nosso novo sprite importado.
Para importar o sprite a esse folder, precisamos, primeiro, selecionar o folder na aba Project, clicando nele. Em seguida, clicamos com o botão direito nesse folder e selecionamos a opção Import New Asset. O Unity abrirá uma tela de navegação de pastas para que possamos escolher uma imagem qualquer para ser o nosso novo sprite. Faça isso! Escolha uma imagem qualquer que possua uma extensão PNG e selecione-a como seu novo sprite! Feito isso, um novo sprite será criado em sua pasta Sprites. Clicando nele, um menu de opções no Inspector para configurações desse sprite aparecerá, como visto na Figura 2.
Caso o seu projeto tenha sido configurado corretamente para 2D, como indicamos no início dessa etapa, o seu sprite já estará configurado corretamente e pronto para ser utilizado. Caso o Texture Type esteja diferente, isso indica que você não configurou corretamente o seu projeto, então recomendo voltar e prestar atenção nisso! Se o Texture Type está em Sprite (2D and UI), tudo certo!
Outra propriedade interessante é a Sprite Mode. Essa propriedade indica ao Unity o tipo de sprite com o qual estamos lidando para esse sprite. Caso o Sprite Mode seja Single, indicamos que esse é um sprite simples, contendo apenas um elemento. Caso seja Multiple, indicamos que se trata de uma spritesheet ou de um atlas - uma imagem contendo diferentes partes de um sprite ou até mesmo de um cenário. Somente em sprites do tipo Multiple podemos fazer cortes para utilizar essas partes separadamente, seja para animação ou simplesmente para as diferentes partes de um só elemento. Já no modo Polygon indicamos que se trata de um polígono, sendo possível modificar/alterar o formato do sprite com máscaras (de cor por exemplo) ou cortes, de acordo com o que for necessário para o Sprite Renderer.
Também é interessante notarmos a propriedade Packing Tag. Essa propriedade é utilizada por uma das ferramentas que o Unity disponibiliza para lidar com sprites. Falaremos dela novamente um pouco mais à frente!
Uma vez importado e configurado o sprite, agora podemos utilizá-lo diretamente em nosso sprite renderer, do nosso elemento New Sprite! Para fazer isso, basta selecionar o elemento na Hierarchy, ir até o componente Sprite Renderer e clicar na bolinha que fica ao lado da propriedade Sprite. Ao fazer isso, o Unity nos dará acesso a um browser de assets do próprio projeto, com opções de busca e tudo mais. Como no momento só temos um asset simples, podemos simplesmente vê-lo diretamente nesse browser e selecioná-lo. Ao fazer isso, o nosso objeto New Sprite já passará diretamente a exibir a imagem selecionada como seu Sprite renderizado. E aí? Qual a imagem que você selecionou? Ficou bacana? Posta lá no fórum!
Ufa! Quanta coisa legal que o Unity nos dá para lidar com sprites, não é? E ainda tem mais! O Unity disponibiliza quatro ferramentas para que possamos trabalhar ainda melhor com sprites. Uma delas, o Sprite Renderer, já começamos a discutir! Vamos, a seguir, entrar em detalhes nessas ferramentas!
Wow! Vimos bastante coisa bem importante nessa seção e realmente vale a pena dar uma parada agora, pegar uma água e tentar garantir que todos esses procedimentos foram assimilados com sucesso. Vimos:
Bastante coisa e que utilizaremos ao longo de todo o resto do curso! Vale a pena garantir que tudo isso foi bem fixado, né?!
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