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Ferramentas de Sprites no Unity

Sprite Editor

Muitas vezes, é comum utilizar técnicas de desenvolvimento para os sprites que envolvem mais de um sprite simultaneamente. Seja através de atlas ou de spritesheets, como já aprendemos, existem alguns casos em que uma só imagem contém mais de um detalhe de um sprite, ou de uma animação. Nesses casos, é importante haver alguma maneira de editarmos esses pedaços para obtermos a nossa imagem principal. Para isso temos o Sprite Editor!

Por meio dessa ferramenta, podemos recortar sprites, separar pedaços para animações, juntar pedaços de sprites, entre outras diversas funcionalidades. Exploraremos um pouco dela agora e entraremos em mais detalhes quando formos utilizar as nossas spritesheets para as animações que veremos adiante no curso.

O primeiro passo para abrirmos o Sprite Editor é garantir que nossos sprites estão configurados adequadamente. Vimos como fazer isso anteriormente, como mostrado na Figura 2. Só relembrando, precisamos que o tipo seja Sprite (2D and UI) e que o Sprite Mode seja Multiple, caso trate-se realmente de um sprite com múltiplos objetos (também podemos trabalhar com sprites únicos). Com tudo configurado adequadamente, ainda conforme a Figura 2, temos acesso ao botão Sprite Editor, abaixo das propriedades de Sprite Mode. Ao clicar nesse botão, acessamos o editor de Sprites, como mostrado na Figura 7.

Sprite Editor do Unity.

Percebam que essa visualização é para um sprite o qual foi colocado como o modo Multiple. Isso possibilita ativar a parte de "Slice", que permite cortar o sprite em áreas menores para serem trabalhadas. É isso que vemos na parte superior esquerda. Já na parte inferior direita, temos as opções do próprio sprite. Essas opções podem ser acessadas também nos outros modos e contêm informações sobre posição, borda e o posicionamento do pivô de cada sprite. Nos outros modos, claro, essas opções são reduzidas para ficarem condizentes.

Como falamos anteriormente, mais detalhes sobre o sprite editor serão vistos na aula de animações, uma vez que lá precisaremos cortar, mover e alterar os nossos sprites! Por enquanto, apenas conheçam e aprendam a chegar até ele!

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