Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula
Para finalizar esse exemplo, adicionaremos um chão. Nosso chão, para fins de aprendizado, será criado a partir de um sprite vazio, utilizando o Sprite Creator. Lembrando: Assets -> Create -> Sprites -> Square. Nomeiem o quadrado criado como Floor e adicionem-o à pasta Sprites, caso já não tenham criado diretamente nela. Agora, para que o sprite criado adquira um formato de chão, é necessário alterar algumas propriedades dele! Modifiquem o elemento para que ele fique igual ao exibido na Figura 10.
Feito isso, precisamos apenas salvar a nossa cena para que ela não se perca em meio às diversas outras coisas que podemos abrir no Unity. Para tanto, utilizamos o atalho mágico que todos os programadores estão acostumados a apertar a cada 5 segundos (ou pelo menos deveriam, antes que percam 30 linhas de código por uma falta de energia!): CTRL + S!
Ao pressionar esse atalho, ou clicar no menu File -> Save Scene, o Unity nos perguntará onde salvar a nossa cena. Lembrando mais uma vez a importância de manter o Assets Folder organizado, criaremos uma nova pasta chamada Scenes e então, dentro dela, salvaremos a nossa cena. O nome pode ser algo como Level_1, por exemplo.
Com isso, concluímos a primeira etapa da criação de nosso jogo - o posicionamento inicial dos objetos que serão utilizados! Agora precisamos seguir adiante e adicionar algum movimento a esses objetos, afinal, o jogo, para ser um jogo, precisa ser jogável! Veremos, na próxima aula, os aspectos básicos de movimentação no Unity. Aprenderemos a controlar o personagem por diferentes métodos de controle e, para que isso seja possível, precisaremos aprender a criar os nossos primeiros scripts em C#! AEEAEEE!! Até lá, povo! o/
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados