Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula
A quarta e última ferramenta que falaremos nessa aula é o Sprite Packer. Essa ferramenta é disponibilizada pelo Unity para facilitar a criação de diversos atlas para os seus sprites. A Figura 8 mostra o acesso a esse menu.
Basicamente, ao utilizarmos diversos sprites simples, é possível que grandes espaços sejam perdidos devido aos espaços vazios os quais são incluídos em cada uma das texturas, fazendo com que os elementos os quais deveriam ser bem leves se tornem, desnecessariamente, mais pesados. Para evitar esse problema, o Unity disponibiliza o Sprite Packer, o qual recebe diversos sprites simples e os compacta em um atlas, com o menor desperdício de espaço possível, melhorando, assim, o desempenho de seu jogo.
Por padrão, o Sprite Packer não é habilitado. É pouco provável que seja obrigatório, ou extremamente necessário fazer isso com suas texturas, uma vez que raramente se utiliza tanto espaço a partir desses objetos simples. No entanto, fique atento para o fato da possibilidade de que isso seja necessário e é justamente por essa razão que estamos apresentando essa ferramenta. Conhecimento nunca é demais, certo? ;)
Para ativar o Sprite Packer, vá em Edit -> Project Settings -> Editor e, então, escolha se você quer habilitar a ferramenta para “builds” (Enabled for Builds) ou “sempre” (Always Enabled). Caso escolha habilitar para builds, o Unity gerará o Atlas somente quando você compilar uma build do seu projeto, para instalar e testar em algum lugar. Já no modo sempre, ele também gerará os atlas quando você for testar simplesmente pelo modo Play do Unity. O problema disso é que essa geração toma algum tempo, logo, cada vez que você entrar no modo Play, algum tempo a mais será gasto para que haja a compactação.
É possível, também, abrir o Sprite Packer a fim de visualizar a maneira como as texturas estão sendo empacotadas pelo Unity. Para isso, acesse o menu Window -> Sprite Packer e, então, utilize o botão Pack para ver como as texturas se comportarão no seu atlas.
É interessante notar que todo esse processo é feito automaticamente pelo Unity e não é necessário intervir nele diretamente. O único cuidado necessário para que os nossos sprites sejam agrupados adequadamente é o de configurar os sprites os quais devem ser agrupados no nosso Inspector, visto lá atrás, na Figura 2. Por meio da propriedade Packing Tag, já estudada, podemos criar grupos de texturas que serão atreladas automaticamente pelo Unity - aquelas com as mesmas tags são colocadas juntas.
Mais detalhes do Sprite Packer podem ser encontrados na documentação oficial do Unity, postado na nossa Leitura Complementar. Qualquer outra referência necessária, ou mais informações que você precise para fazer o seu projeto funcionar, fique à vontade para visitar essa seção!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados