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arrow_back Aula 02 - Implementando Recursos de Jogos

O que são os Recursos ou Assets?

Como já discutimos anteriormente, todo jogo é composto por diversos elementos, os quais, ao serem combinados, geram o jogo que vemos. Temos scripts com comportamentos variados, os quais devem ser obedecidos pelo jogo; temos imagens do background das fases, das personagens, dos inimigos, dos obstáculos; temos também os sons que compõem a trilha sonora e os efeitos sonoros; entre outros exemplos. Todos esses elementos utilizados para criar o jogo são conhecidos como recursos, ou assets.

Na aula passada, vimos a Asset Store do Unity e os diversos tipos de elementos que podemos encontrar nela. A grande vantagem de se adquirir esses assets pela loja é o fato de eles já virem em um formato adequado e preparado para que sejam importados no Unity e utilizados pelo desenvolvedor. Ao buscá-los em outras fontes, precisamos sempre atentar para esses detalhes em relação ao formato e ao tipo de asset que queremos incorporar no jogo.

Resumindo, um asset é um objeto qualquer que pode ser utilizado como recurso no seu jogo. Esses arquivos podem ser externos ao Unity, desde que sejam de qualquer formato suportado por este. No entanto, há, ainda, a possibilidade dos assets serem criados dentro do próprio Unity, como os materiais, ou outros elementos que veremos em aulas adiante, como os controladores de animação.

Percebam que o Unity pode receber diversos tipos de arquivos 2D e 3D para serem utilizados como recursos, mas também há a possibilidade, como fizemos na aula passada, de utilizar as primitivas 3D que o Unity traz para substituir temporariamente algum objeto sem qualquer recurso capaz de representá-lo no momento. Caso seja necessário, fique à vontade para utilizar essas formas e substituir os objetos ainda sem recursos do seu jogo por elas. É uma outra forma de avançar no desenvolvimento, mesmo com o atraso na entrega daquele seu amigo artista que está sempre ocupado demais!

Para o nosso jogo exemplo, utilizaremos um asset que criamos aqui mesmo, com os profissionais do Setor de Produção Multimídia do IMD! Caso queiram utilizar um outro asset, podem procurar pela Internet afora ou até mesmo criar os seus próprios, como veremos na disciplina de Modelagem 2D. Só atentem para o formato, pois é muito importante que os assets estejam num formato aceito pelo Unity. Aos que não quiserem se aventurar com isso no momento, disponibilizamos os assets criados pelo nosso time neste link. Disponibilizaremos cada asset à medida que ele se fizer necessário. Fiquem à vontade para baixar e utilizar! Explicaremos como fazer isso em breve. Antes, vamos falar um pouco sobre sprites.

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