Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula

arrow_back Aula 02 - Implementando Recursos de Jogos

Ferramentas de Sprites no Unity

Dada a importância dos sprites para o desenvolvimento de projetos 2D, o Unity nos traz algumas ferramentas para que possamos lidar com sprites de maneira adequada em nosso projeto, sem muita necessidade de auxílio de ferramentas externas, desse modo, cada ferramenta possui um objetivo diferente. Vejamos a seguir as quatro ferramentas disponibilizadas pelo Unity:


Sprite Creator

O Sprite Creator, como o próprio nome diz, serve para criar sprites para o nosso projeto. Trata-se de um menu simples o qual permite que criemos algumas primitivas de sprites a serem utilizadas como placeholders a fim de avançar no desenvolvimento sem que seja necessário esperarmos por uma arte atrasada, ou algo do tipo. A ideia é a mesma das primitivas 3D já citadas, porém, agora em 2D e utilizando o elemento Sprite.

É importante perceber, no entanto, que diferentemente do menu de criação de objetos 3D, o qual cria diretamente um novo objeto em nossa cena, o sprite creator cria um novo asset do tipo sprite que podemos, então, posicionar em nossa cena. Isso é importante, pois altera um pouco a maneira como adicionamos o nosso objeto criado à cena. Precisamos clicar no asset criado e arrastá-lo até a cena para posicioná-lo pela primeira vez, em vez de simplesmente tê-lo na tela, como acontece com os objetos 3D. Para utilizar a ferramenta, precisamos seguir o menu Assets -> Create -> Sprites, como indicado na Figura 5. A adição do sprite à cena, por sua vez, está na Figura 6.

Acessando o Sprite Creator do Unity.
Adicionando o sprite à cena.

Veja que os tipos disponíveis para a criação dos sprites são: quadrado, triângulo, diamante, hexágono, círculo e polígono. Essa última forma, no entanto, tem um passo a mais em sua criação. Ao criarmos um polígono, o Unity nos direcionará automaticamente ao Sprite Editor, o qual veremos a seguir, para podermos alterar, nessa outra ferramenta, a quantidade de lados que o nosso polígono possui.

Após a criação do sprite por meio do menu da Figura 5, o Unity o direcionará automaticamente para a pasta onde o Asset foi criado. Caso nenhuma pasta tenha sido selecionada/criada, o sprite aparecerá diretamente na raiz da pasta Assets. Nessa pasta, você terá a opção de alterar o nome do sprite. Você pode utilizar o nome do sprite que aquele placeholder representa ou pode deixar como está, caso queira. É possível renomear os sprites mesmo após ter escolhido o nome, clicando sobre o elemento.

Após criar o objeto e selecionar o nome, ele ficará disponível para utilização em sua pasta, como podemos ver na Figura 5, com o elemento chamado Polygon. Agora o objeto está pronto para ser utilizado! Basta clicar nele e arrastá-lo até a nossa Hierarchy para que ele seja criado como um objeto do tipo sprite em nossa cena! Simples, não? A partir daí ele se comportará da mesma maneira que um sprite importado, ou criado pelo menu de GameObject!

Também é possível, uma vez criado esse sprite, utilizá-lo diretamente dentro do Sprite Renderer, pois, como já dissemos, o Sprite Creator cria um novo asset com o sprite escolhido, e não só um objeto. Sendo um asset, podemos utilizá-lo normalmente para o nosso Sprite Renderer.

Bastante útil, não? Essa ferramenta o ajudará no desenvolvimento de jogos diversos, sem que haja a necessidade de perdermos muito tempo com sprites que não temos. Bom! Agora vamos adiante, conhecer mais uma ferramenta importante do Unity para Sprites - o Sprite Editor.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados