Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula

arrow_back Aula 10 - Desenvolvendo a Primeira Fase - Parte 2

1. Redefinindo o Personagem

1.5 Permitindo o Pulo Duplo durante a Queda

Uma outra alteração que não é necessária, mas talvez seja interessante fazermos em nosso jogo, é em relação à regra do pulo duplo. Do jeito como está o nosso código, permitimos ao personagem executar o pulo duplo sempre após um pulo simples. Entretanto, em uma situação na qual o personagem está somente caindo, não permitimos que ele pule no ar, com um pulo duplo, pois não houve antes um pulo simples.

Podemos alterar o nosso código para passar a permitir, ainda, que o segundo pulo, feito no ar, seja feito também quando o personagem estiver caindo de uma plataforma alta, por exemplo. Para isso, precisamos apenas de uma alteração simples em nosso código. Veja, na Listagem 3, uma pequena alteração que podemos fazer no método Update de nosso script PlayerController, a fim de permitir esse comportamento.

Listagem 3 - Permitindo que o pulo duplo seja feito após uma queda, alterando o Update do Script PlayerController.
Fonte: Elaborada pelo Autor.

Perceba termos adicionado um novo IF ao nosso método Update. Agora, se estivermos no chão, habilitamos para haver o pulo duplo. Com isso, caso o personagem caia de uma plataforma, ele não poderá pular, uma vez que não está grounded, mas poderá executar algo equivalente ao pulo duplo para subir no ar novamente, uma vez que a variável de pulo duplo estará TRUE devido a ele ter estado no chão.

Caso o personagem execute um pulo duplo, a variável volta a ser FALSE até ele voltar ao chão, evitando, assim, que ele possa executar o pulo duplo indefinidamente. Mais um comportamento opcional, o qual pode, porém, ser interessante para a configuração de nossa fase!


1.6 Finalizando o Personagem

Precisaremos fazer mais duas alterações para que todo o conteúdo a ser visto ao longo da aula funcione adequadamente. A primeira delas diz respeito a precisarmos de uma maneira de identificar o player. Para isso, existe uma tag já predefinida no Unity, uma vez que esse requisito é bem comum. Selecione o nosso Player e, no menu de Tags, atribua a ele a tag "Player".

A última alteração necessária no personagem é em sua camada de renderização. Altere a Order in Layer dele para 2, visto que colocaremos o nosso objetivo final na posição 1, a frente do background (0), mas atrás do personagem (agora, 2).

Assim, finalizamos as alterações necessárias! Podemos partir para a adição de novos elementos em nosso cenário. Começaremos por novas plataformas estáticas e, em seguida, adicionaremos as plataformas móveis. Passaremos mais rapidamente pelas plataformas estáticas devido à sua semelhança com as já feitas na aula passada, de modo a atentarmos mais para as plataformas móveis e seus scripts.

Importante!

Todas essas alterações que fizemos em nosso personagem, como já falamos em outras oportunidades, são feitas com o intuito de ensinar a vocês mais de uma maneira de realizar a mesma tarefa, destacando sempre quando cada uma funciona melhor. Não esqueçam o que já aprenderam e pratiquem sempre a maneira mais adequada, seja ela qual for!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados