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Uma outra maneira de fazer uma plataforma se mover pode ser através da utilização de animação. O problema desse método, no entanto, é ele nos dar menos liberdade do que ao utilizar um script, pois não podemos, por exemplo, fazer o player se conectar à plataforma após o contato, devido ao fato de não haver um script no qual programamos isso. Para comportamentos simples, contudo, podemos utilizar esse método sem problemas. Vejamos como!
Primeiramente, precisamos criar uma nova plataforma da mesma maneira como criamos as outras. Passarei os valores! Nome, Platform. Layer, Ground. Color RGB (0, 200, 26) ou Hex #00C81AFF. Order in Layer 1. Adicionar Box Collider 2D. Posicionamento (0, 0, 0) e escala (1,1,1). Por fim, adicionaremos um Animator, como já fizemos com o nosso player, à nossa plataforma. Add Component -> Miscellaneous -> Animator.
Para esse sistema funcionar, no entanto, precisamos definir um componente vazio como pai de nossa plataforma. Isso acontece devido ao fato de a movimentação da animação ocorrer em valores absolutos, então, se movermos 100 unidades em nossa plataforma, ela se moverá do ponto 0 ao ponto 100. Utilizando um GameObject vazio como pai, ela se moverá de 0 a 100 em relação ao pai. Então, posicionamos o pai na posição que quisermos e ela se moverá corretamente. Deu para entender? Se não deu, está tranquilo, poste sua dúvida no fórum ou aproveite para esclarecê-la no encontro presencial! Certamente, alguém lá poderá te ajudar com isso! ;)
Sendo assim, criemos um objeto vazio, chamado MovingPlatformA (A de animação), como filho de Platforms. Nesse objeto, alteraremos a posição para (112, -2.5, 0) e a escala para (7,1,1). Em seguida, colocaremos o objeto Platform, criado anteriormente, como filho dele.
Para finalizar a criação do objeto, deveremos criar, na pasta Animations de nossos assets, um novo Animator Controller que será responsável pela animação de nossa plataforma. Clica com o botão direito -> Create -> Animator Controller. O nome que utilizaremos é MovingPlatController. Agora, é só clicar e arrastar o controller para nossa plataforma e ela estará concluída, apenas aguardando a animação. Criaremos o Prefab dela e tudo ficará como podemos ver na Figura 13.
Veja agora se tudo está de acordo com o que vemos na Figura 13, para evitar surgir qualquer problema adiante!
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