Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula
As plataformas móveis adicionam um grau de desafio maior ao seu jogo, uma vez que o jogador depende de uma sincronização maior entre os comandos e o cenário, para conseguir alcançar o seu objetivo de atingir uma das plataformas. Adicionaremos, agora, algumas dessas plataformas em nosso jogo, a fim de completar o nosso primeiro cenário.
A primeira nova plataforma que adicionaremos ao nosso jogo será a plataforma móvel com script. Afirmamos, na introdução, haver duas maneiras de fazer plataformas móveis - scripts e animações. Começaremos pela plataforma com scripts, a qual nos dá algumas liberdades a mais.
O primeiro passo, novamente, é criar a plataforma do mesmo modo como já fizemos com todas as outras. Selecionaremos o sprite Platform, o adicionaremos à cena como filho do GameObject Platforms, alteraremos a sua camada para Ground, alteraremos sua cor para RGB (200, 200, 0) ou Hex #C8C800FF, sua Order in Layer para 1, e adicionaremos um Box Collider 2D, tudo como feito antes. Também alteraremos o nome do componente para MovingPlatformS (S de Script). O posicionamento da plataforma será em (62,-2.5,0) com a escala de (7,1,1). Como só utilizaremos uma em nosso cenário, podemos adicionar esses valores ao próprio Prefab.
Contudo, dessa vez, a nossa plataforma também precisará de um script, o qual será responsável por movê-la de acordo com o comportamento que definirmos para ela. No caso de nosso jogo, de acordo com o esboço feito, criaremos uma plataforma que se moverá horizontalmente até o meio de um buraco, onde encontrará uma outra plataforma, a qual levará o personagem até o outro lado. Adicionemos à plataforma um novo script C# chamado MovingPlatformController. Mova o novo script criado para a pasta Scripts e, então, crie o Prefab da plataforma na pasta Prefabs, uma vez que todos os componentes já estão configurados.
Agora, discutiremos o script em si. Primeiramente, precisamos pensar como a plataforma se comportará. Ela deverá sair do ponto inicial, o qual diz respeito a onde ela está posicionada, e, então, se mover em direção a um novo ponto final, retornando ao ponto inicial em seguida. Precisaremos, assim, definir um ponto inicial, um ponto final e uma maneira de mover a plataforma entre esses pontos. Os pontos são definidos como Floats e se baseiam na posição inicial do objeto e numa distância a se deslocar. A parte mais interessante é como é feita a movimentação em si. Vejamos a Listagem 4, a seguir, antes de discutirmos isso.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados