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arrow_back Aula 10 - Desenvolvendo a Primeira Fase - Parte 2

1. Redefinindo o Personagem

Na aula passada, aumentamos bastante a nossa cena e adicionamos as primeiras plataformas ao nosso jogo, dando ao nosso personagem, pela primeira vez, a real possibilidade de navegar por um cenário, por meio da utilização das mecânicas que já havíamos adicionado de pulo e pulo duplo, além de sua animação.

Alguns problemas, no entanto, surgiram a partir dessa navegação. Devido à maneira que construímos o nosso personagem, alguns pequenos problemas estão acontecendo quando navegamos pelo cenário, como alguns de vocês podem ter notado ao tentar jogar o que criamos na aula passada. A Figura 2 demonstra o primeiro desses problemas a ser solucionado, o qual é, também, o mais complicado.

Personagem grudando na plataforma, ao se movimentar na direção dela.

Como vemos na Figura 2, ao fazermos o personagem pular na direção de uma plataforma e segurarmos o botão de movimentação nessa direção, o personagem simplesmente gruda na plataforma, deixando de cair, subir, ou se movimentar de qualquer maneira.

Não entraremos em detalhes de como isso acontece, mas a razão é puramente física! Como o personagem está exercendo uma força contra a plataforma e ambos possuem uma grande força de atrito, ele simplesmente fica colado na plataforma, devido a esse atrito.

Esse comportamento é bem estranho e muito diferente do que costumamos ver em jogos de plataforma. Ele pode ser considerado, na verdade, um bug. Como podemos corrigi-lo sem precisar alterar muito tudo já feito? Aprenderemos agora como resolver isso!

Uma das maneiras mais simples de resolver esse problema seria alterando o atrito do personagem para zero. Assim, o personagem não teria a possibilidade de ficar grudado na plataforma ou em qualquer outra parte do cenário. Isso, no entanto, traz algumas consequências à jogabilidade. Se o personagem não tem atrito, deslizará por todo o cenário, tornando-se muito mais difícil de controlar, principalmente para acertar plataformas pequenas, como as próprias caixinhas. Por essa razão, precisaremos também alterar um pouco o script de movimentação do personagem, a fim de facilitar o controle tido pelos jogadores.

Antes de começar as alterações, ressaltamos que é disponibilizado aqui o projeto como estava no fim da aula passada. É importante vocês baixarem e acompanharem, se ainda não estiverem fazendo isso! Vai lá, agora! ;)

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