Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula
Fala, galera! Tudo certo com a primeira parte de nossa fase? Vimos, na aula passada, a criação de alguns elementos de nosso nível, abordando duas maneiras diferentes de tratar o problema: a duplicação dos elementos na cena e a criação de Prefabs.
Vimos as vantagens e desvantagens de ambas as maneiras e, também, o modo como podemos explorar cada uma destas. Finalizamos a aula adicionando ao nível nossas primeiras plataformas funcionais na forma de Prefabs - as caixas. Agora, veremos novas modificações para o cenário.
Começaremos esta aula adicionando novos tipos de plataforma e criando os Prefabs necessários a partir dos modelos que fizermos, posicionando-os de acordo com o que vemos em nosso esboço, na Figura 1.
Após todas as plataformas estáticas ficarem em seus lugares, posicionaremos as plataformas móveis. Veremos scripts para a criação de plataformas móveis e de plataformas que caem ao ter o contato do jogador, como vemos em diversos jogos de plataforma. Estudaremos, também, como é possível reproduzir o comportamento dessas plataformas utilizando simplesmente animações.
Animações? É isso mesmo! É possível criar e movimentar elementos com comportamentos variados, já predefinidos, simplesmente a partir de animações! Legal, não? Mas será que esses elementos ficarão iguais aos criados através de scripts ou serão as nossas possibilidades alteradas de acordo com a maneira que utilizarmos para movimentar esses elementos?
Veremos isso ao longo de nossa aula, bem como algumas alterações para o nosso personagem! Teremos muita prática nesta parte do curso! Dispostos? Vamos lá!
Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:
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