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arrow_back Aula 03 - Envolvendo Objetos: Polígonos, Fecho Convexo e Colisões

2.3 Diagonais e triangulação - pt.2

Se a partir de um dos vértices de um polígono convexo traçarmos todas as diagonais, dividiremos esse polígono em vários triângulos, como podemos ver abaixo:

A essa divisão damos o nome de triangulação. Uma triangulação consiste em dividir um objeto geométrico em vários do tipo mais simples de sua classe. No caso dos polígonos, em triângulos, que são os polígonos de menos vértices e arestas.

Uma malha poligonal é uma coleção de faces (onde cada uma é um conjunto de vértices) que definem um objeto. As faces geralmente são constituídas de triângulos ou quadriláteros, umas vez que estas formas simplificam o processo de renderização.

A triangulação é frequentemente utilizada na representação de objetos em três dimensões através do que chamamos de malhas poligonais.

malha poligonal representando um golfinho

Perceba que, ao dividir um polígono de $ n $ lados em triângulos, obtemos um total de $ n - 2 $ triângulos. Sabendo que a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180°, a triangulação de um polígoo nos dá uma ferramenta para obtermos a soma dos ângulos internos de qualquer polígono convexo.

De fato, a soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer é dada por

$$ 180°(n - 2), $$

onde $ n $ é o número de lados do polígono.

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