Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Jogos Digitais / Matemática Aplicada a jogos / Aula
Além de lados, vértices e ângulos de um polígono, podemos ainda definir outros elementos: as suas diagonais.
Chamamos de diagonais de um polígono os segmentos que ligam dois vértices não consecutivos e estão completamente contidos no polígono. Se o polígono for convexo, qualquer segmento que liga dois vértices não consecutivos é uma diagonal.
Observe, na Figura 23, duas diagonais do polígono da Figura 9 que partem do ponto A.
Note que d1 e d2 são as únicas diagonais do polígono acima que tem A como uma de suas extremidades. O que acontece é que, partindo de um determinado vértice, um polígono convexo possui n−3 diagonais, onde n é o número total de vértices do polígono e três são os vértices que ligados a A não originam diagonais (nessa caso, B,E e o próprio A). Como o polígono acima possui 5 lados, partindo de A existem exatamente duas diagonais. Assim, para calcular o número total de diagonais de um polígono convexo não haverá dificuldade.
Note que, em um polígono de n vértices (lembrem-se que o número de vértices e de lados é o mesmo), de cada vértice partem (n−3) diagonais. Portanto:
O número total de diagonais de um polígono convexo é dado pela expressão
A divisão por dois é feita pelo fato de que cada diagonal é contada duas vezes no nosso método inicial. Por exemplo, na Figura 23 as diagonais ¯AD e ¯DA, que são iguais, são contadas separadamente: partindo de A e partindo de D.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados