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Na seção anterior, estudamos a detecção de colisões através do uso de polígonos. A definição correta de um polígono para uma imagem é importante, no entanto, não somente para a detecção de colisão, mas também para que a rotação da imagem ocorra de modo correto.
Ao se definir a região que um polígono ocupa, deve-se também definir, cuidadosamente, qual o baricentro daquela região, para garantir que a rotação ocorra da melhor maneira possível visualmente. Observe o exemplo da Figura 31, no motor de jogo Contruct 2.
Uma vez que a imagem venha a definir-se como exibido na Figura 31, a rotação deve ocorrer de maneira adequada, pois o centro do polígono está definido adequadamente. Observe o resultado de uma rotação de 45 graus aplicada ao polígono na Figura 31:
Agora, vamos modificar o baricentro para que este seja o ponto 150, 100. Observe na Figura 33 à esquerda essa modificação e, em seguida, a mesma rotação sendo executada, à direita.
Vimos, então, que a definição correta do fecho convexo e do baricentro influencia diretamente no cálculo da colisão através do pertencimento ou não de um ponto ao polígono e também podem modificar o comportamento de rotação de nossos sprites.
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