Cursos / Jogos Digitais / Matemática Aplicada a jogos / Aula

arrow_back Aula 03 - Envolvendo Objetos: Polígonos, Fecho Convexo e Colisões

2.7 A matemática em ação: Rotações

Na seção anterior, estudamos a detecção de colisões através do uso de polígonos. A definição correta de um polígono para uma imagem é importante, no entanto, não somente para a detecção de colisão, mas também para que a rotação da imagem ocorra de modo correto.

Ao se definir a região que um polígono ocupa, deve-se também definir, cuidadosamente, qual o baricentro daquela região, para garantir que a rotação ocorra da melhor maneira possível visualmente. Observe o exemplo da Figura 31, no motor de jogo Contruct 2.

Polígono de quatro lados definido como sprite no Construct 2. Perceba que o tamanho do polígono é 200x200 e a origem (baricentro) define-se no ponto 100,100. Ambas as informações estão na barra inferior da imagem.

Uma vez que a imagem venha a definir-se como exibido na Figura 31, a rotação deve ocorrer de maneira adequada, pois o centro do polígono está definido adequadamente. Observe o resultado de uma rotação de 45 graus aplicada ao polígono na Figura 31:

Elemento rotacionado 45 graus com o baricentro definido adequadamente. Perceba a posição dele em relação ao quadrado vermelho.

Agora, vamos modificar o baricentro para que este seja o ponto 150, 100. Observe na Figura 33 à esquerda essa modificação e, em seguida, a mesma rotação sendo executada, à direita.

À direita, o ponto de origem sendo modificado para (150, 100). À direita, a rotação do polígono fazendo com que ele saia da posição desejada, uma vez que esta é realizada em torno do baricentro.

Vimos, então, que a definição correta do fecho convexo e do baricentro influencia diretamente no cálculo da colisão através do pertencimento ou não de um ponto ao polígono e também podem modificar o comportamento de rotação de nossos sprites.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados