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arrow_back Aula 03 - Envolvendo Objetos: Polígonos, Fecho Convexo e Colisões

Apresentação

Criar um objeto em um ambiente virtual requer algumas etapas. Duas delas, as quais nos ateremos durante esta aula, podem ser classificadas como design e representação matemática. Por design entenderemos o que, de fato, aparecerá na tela. O desenho de um personagem, a representação do cenário, objetos postos como obstáculos no caminho e tudo que se vê na tela está encaixado nessa categoria. Já a representação matemática, a parte que mais nos interessa nesta aula, diz respeito a como aquele objeto desenhado na tela é localizado e representado em um espaço orientado. Se for um objeto sólido como um tijolo, por exemplo, sua representação deve ser feita de modo que outros objetos não ocupem, simultaneamente, o espaço que está sendo ocupado por ele.

A representação matemática de objetos gráficos é feita a partir de objetos geométricos. Essa representação não é visível no produto final e serve para que possamos controlar ações como movimento e detecção de colisões. Então, nesse contexto, os polígonos são de extrema importância, pois muitas dessas representações são feitas através deles.

Objetivos

  • Identificar polígonos, seus elementos constituintes e propriedades
  • Definir contorno (ou fecho) convexo
  • Identificar a posição de pontos (ou objetos) com relação a polígonos
  • Utilizar os conceitos de polígonos na detecção de colisões e identificação da localização relativa a regiões delimitadas por polígonos convexos

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