Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Jogos Digitais / Matemática Aplicada a jogos / Aula
Observe as imagens e responda:
a) Qual a distância entre os pontos A e B ?
b) Qual a distância entre os pontos C e D ?
Observações referentes aos itens a e b:
a) No item a, a distância entre os pontos A e B é 4 unidades de comprimento. Mas, é importante observar as coordenadas dos pontos. O ponto A=(2,0) e B=(6,0). Veja que 4 é o resultado da diferença entre as abscissas dos pontos.
b) No item b, a distância entre os pontos C e D é 2 unidades de comprimentos. As coordenadas dos pontos são: A=(0,1) e C=(0,3). Veja que 2 é o resultado da diferença entre as ordenadas dos pontos.
Agora, encontre a distância entre os pontos E e F.
Veja que os pontos não estão em cima dos eixos coordenados e assim não podemos encontrar essa distância da mesma forma que encontramos as distâncias entre os pontos nos itens a e b. Então, para encontrar essa distância contaremos com o auxílio de uma construção geométrica a partir das coordenadas dos pontos.
Veja:
Observe que o triângulo destacado de verde é retângulo e a distância procurada corresponde à sua hipotenusa. Chamamos essa distância de distância euclidiana.
Podemos encontrar as medidas dos catetos como fizemos nos itens a e b. E, tendo as medidas dos catetos aplicaremos o Teorema de Pitágoras para encontrar a hipotenusa.
Aplicando o teorema de Pitágoras, temos:
Logo, a distância do ponto E ao ponto F é igual a 2√(5) unidades de comprimento.
De maneira geral, dadas as coordenadas de dois pontos, podemos encontrar a distância entre eles seguindo esse mesmo raciocínio. Veja:
Sejam A e B os pontos de coordenadas (x1,y1) e (x2,y2), respectivamente. Queremos encontrar a distância entre esses dois pontos e, para isso, utilizaremos o teorema de Pitágoras no triângulo destacado na imagem. Veja que a distância procurada é a hipotenusa do triângulo e os catetos têm as seguintes medidas: (x2−x1) e (y2−y1). Assim, temos:
Verifique que trocar a ordem dos pontos no cálculo da distância euclidiana não altera o resultado.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados