Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Jogos Digitais / Matemática Aplicada a jogos / Aula
Nesta aula, você conheceu o conceito de plano cartesiano utilizado para representar a localização de pontos em um espaço orientado. Esse sistema foi o que possibilitou a representação algébrica de objetos geométricos. Através da representação de pontos podemos dar origem a triângulos, por exemplo. Vimos duas maneiras de classificar triângulos: de acordo com seus lados ou com seus ângulos. Um desses tipos de triângulo, o triângulo retângulo, é uma peça-chave para o cálculo de distância entre dois pontos. Através do Teorema de Pitágoras deduzimos uma expressão que nos permite calcular a distância euclidiana entre dois pontos quaisquer. Vimos também que existem outras formas de se calcular distâncias, como a distância Manhattan, por exemplo.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados