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arrow_back Aula 01 - Coordenadas Cartesianas e distância entre dois pontos: A Matemática das localizações

5.3. A matemática em ação: distância entre dois pontos em jogos

Vimos, ao longo da aula, como calcular a distância entre dois pontos. Acredito que você já pensou em algumas maneiras de utilizar isso dentro de jogos digitais, mas vamos aqui discutir mais duas aplicações desse conceito.

A primeira que mostraremos é relacionada à movimentação de personagens. Uma habilidade muito comum a diversos jogos é a utilização de um pequeno teletransporte onde o personagem sai de um ponto e se move, quase que instantaneamente, para outro. Essa habilidade ficou conhecida como blink. Veja a Figura 22.

O personagem está no ponto inicial e lhe é dado um comando de <span class='italico'>blink</span> para o ponto marcado em vermelho, na imagem da esquerda. Em seguida, o personagem executa o comando (imagem do meio) e então é posicionado no seu ponto de destino, visto na última imagem.

Normalmente, habilidades desse tipo contém um alcance (range) máximo, definido em unidades do jogo. O que acontece caso o comando seja dado pelo usuário para que o ponto de destino seja maior que o alcance é que o personagem se move para o ponto que representa o alcance máximo na direção que foi indicada. Sabendo disso, vejamos o exemplo a seguir:

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