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arrow_back Aula 01 - Coordenadas Cartesianas e distância entre dois pontos: A Matemática das localizações

Apresentação

Para enfatizar a importância dos conteúdos que serão estudados nessa aula iniciaremos destacando algumas situações cotidianas em que é necessário identificar um local a partir de informações numéricas. Destacaremos uma tecnologia de localização e também alguns jogos em que são necessárias orientações de posição. A partir do uso de sistemas de localização do cotidiano vamos conhecer a matemática que dá suporte para o desenvolvimento dessas e outras aplicações e, em especial, o desenvolvimento de jogos digitais.

Imagine que para certo jogo são necessários um personagem e um cenário com alguns objetos. Como e onde posicionar esse personagem? Que movimentos ele poderá fazer? Qual a posição ideal para que um movimento seja realizado e certo objetivo seja alcançado? Os conteúdos desta disciplina irão ajudar a responder esses questionamentos, ou melhor, descrever o que é necessário para executar tais tarefas. Atrelado a esses e outros questionamentos relacionados à aplicação da Matemática nos jogos, essa aula contemplará os seguintes conteúdos: Coordenadas na reta, Coordenadas no plano, Triângulos e Teorema de Pitágoras.

Objetivos

Ao final desta aula você deverá ser capaz de:

  • Compreender a necessidade de localizar-se com exatidão a partir de informações numéricas;
  • Conhecer algumas tecnologias de localização;
  • Representar a localização de objetos através de pontos no plano cartesiano;
  • Expressar matematicamente distâncias entre objetos;
  • Perceber a importância da aplicação desse conhecimento na criação de jogos digitais.

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