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arrow_back Aula 08 - Narrativa e Design de Níveis

Pontos-chave

Nossa aula 2 em 1! Os assuntos dessa semana fecham a nossa exploração da tétrade elemental, mas isso não quer dizer que vocês viram tudo o que há sobre o assunto. Aproveitem para dar uma olhada na sessão de leitura complementar ou, se possível, consultar as fontes presentes na seção de referências. Mas antes disso, que tal reforçarmos um pouco o que vimos hoje?

  • A narrativa de um jogo constitui-se das histórias (principal e secundárias), dos personagens (e relacionamento entre eles), da ambientação e do cenário do mundo virtual;
  • Os principais aspectos de uma narrativa para jogos são as questões de interatividade com o jogador e a não-linearidade em que os eventos podem ocorrer.
  • Existem várias formas de como a narrativa pode ser estruturada: cordão de pérolas, narrativa ramificada em múltiplos caminhos ou narrativa modular.
  • Existem vários mecanismos para apresentar a história ao jogador: passivos (cenas, cinemáticas, eventos roteirizados) e ativos (diálogos, interações, quebra-cabeças).
  • Um nível é um bloco ou parte do jogo que possui um objetivo específico, um espaço definido e estruturado com desafios para o jogador superar.
  • O nível serve para dividir logicamente o jogo em várias etapas, facilitando a apresentação de elementos para o jogador e a divisão de trabalho para a equipe de desenvolvimento.
  • O nível normalmente é composto por: objetivos, conflitos e desafios, uma estrutura espacial e/ou temporal, uma estrutura de progressão e um ritmo específico, alinhados às características gerais do jogo como um todo.
  • A navegação em um nível pode ser linear, não-linear ou mista (choke points).
  • Existem várias ferramentas que podem ser usadas para esboçar ideias e elaborar níveis: papel e caneta, ferramentas embutidas em jogos, editores de mapas e motores de jogos.
  • Tutorial refere-se à maneira como o jogo ensina ao jogador as interações e comandos básicos que permitem o desenvolvimento da jogabilidade desejada.

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