Cursos / Jogos Digitais / Design de Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 04 - Mecânicas de jogos II

Dinâmica principal de um jogo

Até aqui conhecemos vários tipos de mecânicas! Agora vamos saber um pouco mais sobre o que acontece quando começamos a fazer com que elas funcionem.

Quando estamos projetando um jogo, conseguimos observar um padrão de comportamento originado pela interação das mecânicas primárias, algo que define uma jogabilidade principal para o jogo. A esse comportamento base damos o nome de dinâmica principal do jogo. A dinâmica comumente orienta o jogador sobre qual caminho ele deve seguir para chegar ao final do jogo.

Como já dizia um filósofo, “Comecemos do princípio!”. Existem diversos tipos de dinâmicas os quais podem ser implementados em um jogo, e é comum que um jogo apresente mais de uma dinâmica com predominância de um tipo sobre as outras. É interessante notar que várias dinâmicas presentes em jogos digitais são oriundas dos jogos de tabuleiro e cartas

Vejamos mais uma vez o exemplo do jogo Civilization, neste, o nosso objetivo é evoluir uma civilização para que ela alcance um estágio de evolução acima das outras. O jogo ocorre em um mapa que representa um planeta, e o jogador compete com várias outras civilizações para alcançar uma das condições de vitória existentes. Uma civilização pode alcançar uma vitória por influência e dominação cultural quando ela expande o seu território e/ou funda várias cidades para dominar uma grande parte do território do jogo.

Outra forma de vitória pode ser alcançada quando uma civilização pesquisa várias tecnologias dentro da árvore de habilidades disponível antes das outras civilizações. Ou, ainda, quando uma civilização elimina as civilizações adversárias através de combates. Nesse breve exemplo acabamos de citar três tipos de dinâmicas presentes no jogo Civilization: controle territorial, corrida até o fim (race-to-the-end) e destruição. Embora a dinâmica predominante do jogo seja a conquista territorial (executada por todos os jogadores), as outras também estão presentes como uma opção diferente de abordagem no jogo.

Uma das dinâmicas mais clássicas existente é a de Conquista Territorial, os jogadores competem em um espaço definido e devem alcançar a vitória conquistando a maior parte do território ou defendendo um território específico. Jogos clássicos como Go e War são baseados nessa mecânica, e nos jogos digitais ela é bastante comum em jogos de estratégia que exigem a construção de bases e dominação de recursos do mapa. Um gênero muito popular baseado em defesa e ataque de territórios são os jogos de Tower Defense, em que o jogador deve proteger um território específico de uma horda de inimigos. Esse tipo de gênero também pode ser visto como uma dinâmica de território, embora seja mais focada no controle de um território específico.

Outra dinâmica clássica é a de Corrida ou Race to the End: os jogadores competem para distinguir quem primeiro consegue atingir um determinado objetivo. Simuladores de corrida automobilística são exemplos clássicos desse tipo de mecânica, e a maior parte dos simuladores desportivos são efetivamente uma corrida para ver quem chega à frente do placar da partida. Jogos musicais que envolvem o casamento de padrões para simular a execução de músicas, como o Guitar Hero e o Rock Band, também possuem essa dinâmica implementada, tanto na disputa entre dois jogadores como na tentativa de estabelecer recordes de pontuação.

Alguns jogos são focados na dinâmica de Sobrevivência, demandando que o jogador esteja a todo tempo adotando ações e medidas necessárias para garantir a sua permanência no jogo. Já jogos focados na dinâmica de Captura ou Eliminação exigem que o jogador consiga remover todos os adversários do jogo para alcançar a vitória. Essas dinâmicas costumam estar presentes simultaneamente nos jogos, porém o jogo normalmente enfatiza uma delas como a dinâmica principal. Por exemplo, no jogo Mario, podemos dizer que a ênfase é maior na sobrevivência do que na eliminação, pois você pode atravessar todo um nível sem atacar nenhum adversário.

Já em Shadow of the Colossus, o jogo não progride enquanto o jogador não eliminar os Colossos, e mesmo que o jogador possa ser derrotado, o foco é na remoção dos adversários. Jogos de tabuleiro, como Xadrez e Dama, trazem um equilíbrio entre as duas dinâmicas e fazem com que o jogador se preocupe a todo momento em proteger suas peças à medida que vai eliminando as peças adversárias.

Jogos de plataforma normalmente apresentam uma dinâmica de Coleção, em que o jogador coleta itens específicos para serem consumidos ou representam uma pontuação no jogo. Em Mario e Sonic, a coleta das moedas/anéis costumava resultar no acréscimo de vidas/tentativas que o jogador tem para concluir o jogo. Em jogos de estratégia, a coleta de recursos é vital para habilitar uma outra dinâmica: a de Construção. Jogos com essa dinâmica permitem que o jogador consiga criar e evoluir estruturas dentro do jogo. Essa dinâmica pode ser o foco principal do jogo, como em Sim City e The Sims, ou pode ser uma dinâmica acessória à dinâmica principal, como em Starcraft e Age of Empires.

A construção não se refere apenas a objetos e estruturas dentro do mundo do jogo, um sistema de nível e habilidades de um personagem em um jogo de RPG também representam uma dinâmica de construção, em que o elemento evoluído é o próprio personagem do jogador. Jogos de RPG também se apoiam fortemente na coleção de itens e recursos.

Jogos baseados em Resolução de problemas exigem que o jogador solucione uma série de quebra-cabeças para avançar até o final do jogo. Resident Evil é um jogo que alterna as dinâmicas de combates com quebra-cabeças para que o jogador consiga progredir no jogo e entender a história apresentada. Uma dinâmica que costuma ser usada associada à resolução de problema é a de Exploração, a qual exige que o jogador vasculhe o mundo virtual em busca de elementos, localizações ou eventos necessários para progressão no jogo.

Outra dinâmica baseada no espaço virtual do jogo é a de Raciocínio Espacial: o jogador precisa resolver quebra-cabeças ligados ao espaço físico do mundo do jogo como forma de atingir a vitória. Tetris e Portal são exemplos de jogos que utilizam essa dinâmica de forma criativa e extensiva. (experimente um pouco nesse link http://www.freetetris.org/game.php)

Essas são algumas das dinâmicas principais encontradas em jogos digitais e analógicos! Seria impossível mostrar todas as dinâmicas aqui, já que a lista é extensa, além disso existe uma variação na nomenclatura e nos tipos, dependendo dos autores consultados. Mas já temos o bastante para começarmos a fazer os nossos jogos! Na próxima aula vamos dar uma folga para as mecânicas e conhecer outro elemento da Tétrade Elemental: o elemento da estética. Até lá!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados