Cursos / Jogos Digitais / Design de Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 04 - Mecânicas de jogos II

Habilidades

Os personagens dentro dos jogos são cheios de habilidades, não é mesmo? Correr mais rápido que um carro, derrubar paredes com um único soco, utilizar magias de fogo e raios para neutralizar inimigos... porém não é desse tipo de habilidade que falaremos aqui. Abordaremos sobre a habilidade do jogador (sim, aquele ser humano que pega um controle e dá ordem aos personagens, lembra?), seja a que ele já possua ou a que gostaríamos de ajudá-lo a desenvolver com o nosso jogo.

Dependendo do gênero do jogo, nossas mecânicas podem exigir/exercitar um conjunto variado de habilidades. Jogos de ação normalmente são focados em mecânicas de reflexo e coordenação olho/mão (hand-eye) do jogador. Mecânicas como tiro e mira, por exemplo, exigem um rápido reflexo e identificação do alvo antes que o jogador possa atacar. Em partidas profissionais, a diferença entre vencer ou perder um combate é medida em apenas milésimos de segundo! Outros jogos também exigem esse tipo de coordenação: Guitar Hero e Rock Band precisam que a execução das notas seja feita em uma janela de tempo precisa.

Em jogos de FPS, o reflexo e o tempo de resposta é essencial para a jogabilidade, principalmente em partidas competitivas com outros jogadores.<br><span class='strong'>Jogo</span>: <span class='italico'>Counter-Strike</span>

Em outro rol de habilidades, existem as que são ligadas a aspectos mais cognitivos do jogador, como o raciocínio lógico e a memorização. Jogos do gênero de aventura costumam utilizar mecânicas de quebra-cabeça (puzzles) para que o jogador possa prosseguir com a narrativa, com grande variação do tipo de desafio: puzzles espaciais, uso e combinação de itens, eventos sequenciais e puzzles de raciocínio lateral (formas não óbvias de resolver problemas com os recursos existentes). São tantos tipos de quebra-cabeças possíveis que vamos reservar uma aula futura para falar sobre eles com mais detalhes!

Em <span class='italico'>Puzzle Quest</span>, os combates são executados como desafios de casamento de padrão, e o jogador precisa realizar as combinações corretas para acumular energia e executar as habilidades especiais de seu personagem. <br> Jogo: <span class='italico'>Puzzle Quest: Challenge of the Warlords</span>

Mas as habilidades cognitivas não são meramente exclusivas de jogos de aventura. O jogo Portal é famoso pela quantidade de puzzles espaciais e de raciocínio lateral, necessários para progredir nos níveis, enquanto alguns jogos de plataforma consistem mais na memorização da localização dos obstáculos e adversários do que no reflexo e ação rápida no controle. Outro tipo de habilidade cognitiva bastante exercitada em jogos é o casamento de padrões. Alguns jogos são completamente baseados nisso (Candy Crush), enquanto outros costumam incorporar essas mecânicas como uma pequena parte do jogo. Em Commandos, por exemplo, o uso das habilidades de memorização e observação do padrão de comportamento das tropas adversárias é essencial para executar as missões do jogo.

Fonte: . Acesso em: 02 Set 2015.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados