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arrow_back Aula 04 - Mecânicas de jogos II

E por falar em Commandos, jogos de estratégia costumam exercitar dois tipos de habilidades através de mecânicas muito exploradas nesse gênero: o posicionamento estratégico e a gestão de recursos.

O posicionamento estratégico tem a ver com a habilidade de se colocar os elementos, peças e recursos disponíveis de forma a maximizar seu desempenho e ações no jogo. Isso pode representar tanto o posicionamento de tropas em um mapa quanto o posicionamento de uma unidade defensiva, ou de uma construção que gere recursos. Se você coloca uma refinaria de minerais próximo a uma mina, é provável que consiga coletar os recursos mais rapidamente, adquirindo uma grande vantagem estratégica.

O posicionamento estratégico também é comum em jogos de combate baseados em turno, como o Final Fantasy Tactics, neste a colocação de suas unidades de combate deve ser feita de forma a aproveitar as habilidades individuais de cada personagem: arqueiros em posições altas e distante dos atacantes ficam protegidos e podem atacar alvos com longo alcance, enquanto os guerreiros mais fortes e resistentes podem formar uma linha de frente que protege unidades mais frágeis do grupo

Até mesmo em JRPGs (RPGs clássicos japoneses) e RPGs ocidentais, existe a noção de formação do grupo de personagens, de forma que é sempre aconselhável colocar personagens mais frágeis em posições que não sejam diretamente atacadas. Outro tipo de jogo que valoriza a habilidade de posicionamento estratégico são os jogos de cartas, no Magic the Gathering não só a posição em que a carta é colocada, mas também a ordem em que ela é colocada pode ser a diferença entre vitória e derrota.

Em jogos de estratégia como <span class='italico'>Magic the Gathering</span> e <span class='italico'>XCOM</span>, o posicionamento estratégico dos recursos (cartas, soldados) é essencial para a vitória. <br>Jogos: a)<span class='italico'>Magic the Gathering: Duel of the Planeswalkers</span> b)<span class='italico'>XCOM: Enemy Unknown</span>

Em se tratando da gestão de recursos, é uma habilidade que explora mais o caráter construtivo e administrativo dos jogos. No gênero de estratégia é uma mecânica praticamente obrigatória para tomar decisões importantes no jogo. Por exemplo, escolher que tipo de recursos coletar e acumular é essencial para decidir que tipo de unidades de combate ou construções serão produzidos. Ou, ainda, essa decisão pode ser orientada de acordo com as fontes de recursos disponíveis próximas à base do jogador. A má administração dos recursos do jogo pode levar a situações irreversíveis de derrota, já que o jogador provavelmente não conseguirá mais executar ações que dependam de um recurso específico (como construir muralhas se eu não tenho pedra? Ou como construir armamentos sem ferro?).

Em jogos como <span class='italico'>Sim City</span> e <span class='italico'>The Sims</span>, o foco é na gestão dos recursos. O balanceamento e a administração dos elementos são essenciais para progressão no jogo, e esses recursos podem ser espaço físico, energia, água e estradas, como no <span class='italico'>Sim City</span> ou humor, relacionamentos e habilidades como no <span class='italico'>The Sims</span>. <br>Jogos: a) <span class='italico'>Sim City 5</span> b) <span class='italico'>The Sims 4</span>

Em jogos como Civilization, os recursos são essenciais para definir a forma como a sua civilização evoluirá e qual tipo de condição de vitória poderá ser mais facilmente alcançado (o combate é apenas uma das 8 formas de se vencer o jogo). A gestão de recursos também é essencial para jogos de RPG, desde o sistema de habilidades e a forma como o jogador evolui o personagem até a gestão de itens no inventário, a todo momento o jogador deve tomar decisões sobre como alocará os recursos no espaço limitado que possui. Quais tipos de itens ele deve manter, quais itens podem ser descartados, quais habilidades seriam importantes adquirir, enfim, uma escolha errada pode significar um desenvolvimento mais difícil para o jogo ou Game over! Esse tipo de gestão também é comum em jogos FPS nos quais a munição é mais escassa e o jogador deve traçar estratégias de quando utilizar mais ou menos munição nos confrontos do jogo.

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