Cursos / Jogos Digitais / Design de Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 04 - Mecânicas de jogos II

Pontos-chave

Estamos craques com mecânicas de jogos, não é mesmo? São tantos tipos que muitas vezes parece que não vamos conseguir lembrar de tudo. Mas não se preocupe! À medida que você for usando vai ver que, mesmo com poucas mecânicas, um jogo pode ser muito interessante! E com a prática, será cada vez mais fácil usar e definir um número maior de mecânicas para os seus jogos. E para reforçar, lembre-se que:

  • Ações são mecânicas relacionadas ao que o jogador pode fazer dentro do mundo do jogo. Elas podem ser divididas em ações operacionais (realizadas diretamente pelo jogador) e ações resultantes (realizadas de forma indireta através das ações operacionais).
  • Jogabilidade Emergente refere-se aos elementos e padrões estratégicos de jogabilidade que emergem de forma natural do jogo a partir das ações operacionais do jogador. Dessa forma, mesmo com o uso de poucas ações é possível desenvolver um jogo que possua uma gama de caminhos diferentes os quais o jogador possa trilhar.
  • Jogos são construídos baseados na ideia de resolução de conflitos: a cada momento o jogador tem um problema ou desafio para superar. Esses conflitos podem ser apresentados pela narrativa ou através de mecânicas do jogo.
  • Regras são mecânicas as quais definem os resultados das interações do jogador com o mundo do jogo, o que ele pode ou não fazer. São importantes para definir os limites das ações dos jogadores e definir quais os objetivos gerais que devem ser alcançados para se chegar à vitória (ou derrota) no jogo.
  • Habilidades são mecânicas relacionadas ao jogador em si: são mecânicas voltadas ao teste de reação/cognição do jogador e à construção de desafios relacionados a talentos específicos, como raciocínio lógico, coordenação motora e reflexo, gestão de recursos, posicionamento estratégico, interação social e condicionamento físico.
  • Mecânicas de Sorte são utilizadas para adicionar um grau de incerteza e probabilidade no jogo, com intuito de manter um elemento de surpresa para o jogador e potencializar a diversão da experiência do jogo. Também permite que um jogo possa ser jogado repetidamente com resultados diferentes, aumentando o tempo de vida útil do mesmo.
  • Dinâmicas de jogo refere-se à definição da jogabilidade principal de um jogo a partir do conjunto de mecânicas primário e de como o jogador interage através delas para alcançar os objetivos do jogo.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados