Cursos / Jogos Digitais / Design de Jogos Digitais / Aula
A última categoria de mecânicas as quais conheceremos são as mecânicas relacionadas às incertezas do nosso jogo, a aleatoriedade e os eventos probabilísticos! Os fatores surpresa e imprevisibilidade estão intimamente ligados à diversão de um jogo: o jogador gosta de ser surpreendido, desafiado, gosta de desvendar os mistérios do jogo e aprender mais sobre o mundo que está explorando.
Existem várias formas de inclusão do fator incerteza no nosso jogo, uma delas refere-se a ações com probabilidade de se tornarem bem-sucedidas. Por exemplo em um jogo de basquete, o arremesso executado tem uma chance de ser convertido em cesta ou não, e essa chance depende de vários fatores: a habilidade do jogador (virtual), se ele está sendo fortemente marcado pela defesa ou não, qual a distância para a cesta, se o jogador está cansado ou não, etc.
A combinação desses fatores pode ser convertida em uma equação que determina a chance do jogador acertar o arremesso. Afinal, nem Michael Jordan acertava todos! Evidentemente essa equação deve ser planejada para que não existam resultados estranhos, visto que Michael Jordan não acertava todas, mas acertava mais do que os outros. É importante balancear o fator probabilístico para que ele represente bem a diferença de habilidade dos personagens e do próprio jogador, assemelhando o modelo virtual criado ao modelo do mundo real.
Jogos de RPG também costumam implementar essa mecânica para a execução de alguns tipos de ataque ou de habilidades especiais, como magias. Quando o feitiço é mais poderoso, ele tem uma chance menor de ser bem-sucedido, desse modo o jogador seria levado a decidir sobre uma questão importante – arriscar um feitiço mais poderoso que pode dar errado ou utilizar uma magia mais fraca que dará certo com certeza? Existe um fator de risco associado a essa decisão, que adiciona estratégia para o jogador e agrega valor à ação executada. Como vimos nas primeiras aulas dessa disciplina, possibilitar escolhas que sejam realmente significativas é algo importantíssimo para manter o jogador interessado no jogo!
A probabilidade também pode ser adicionada na geração de conteúdo para o jogo: os objetos dentro de um baú ou encontrados em inimigos após o combate podem ser sorteados de forma aleatória; até mesmo outros elementos do nível, como os adversários, podem ser posicionados dessa forma. Existe uma grande vertente de geração procedural de jogos que envolve a criação aleatória de vários elementos, inclusive dos níveis do jogo, como acontece em Recettear e outros jogos denominados rogue-like.
Uma vantagem é que os níveis se alteram a cada nova sessão do jogo e existe sempre um ar de novidade e descoberta para o jogador, mantendo o jogo interessante por mais tempo. Como dificuldade podemos elencar que a geração procedural é uma tarefa complexa (normalmente envolve vários processamentos) e pode ser custosa se mal implementada pela equipe de programadores.
Existem jogos que geram características do personagem do jogador de forma aleatória, como o Rogue Legacy e Crusader’s Kings: nesses jogos, o jogador controla uma linhagem de personagens e à medida que os descendentes são gerados, cada um possui características físicas sorteadas no momento de sua criação, obedecendo a regras estabelecidas no design do jogo (por exemplo, podem ser aplicadas regras tradicionais da genética para definir as características ou escolher de forma completamente randômica).
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados