Cursos / Jogos Digitais / Design de Jogos Digitais / Aula
Uma habilidade que passou a ser mais explorada com os jogos sociais e os MMOs é a interação social entre os jogadores. Ela pode ser abordada através de mecânicas como as existentes em jogos de redes sociais, nos quais o jogador pode enviar solicitações aos amigos e ganhar/presentear itens de bônus ou auxiliá-los a executar tarefas (como Farmville ou Fazenda Feliz). Já em jogos MMOs existe um conceito de Guilda de jogadores que normalmente habilita uma série de vantagens e ações dentro do jogo, e a inserção do jogador em um desses grupos traz benefícios (e obrigações), como a participação em eventos especiais e missões que só podem ser executadas por vários jogadores.
Na prática, a interação entre jogadores pode ocorrer de três formas: competitiva, colaborativa ou mista. A interação competitiva é mais clássica e envolve dois ou mais jogadores tentando alcançar um objetivo em comum, porém apenas um deles poderá atingi-lo. Assim, os jogadores devem competir entre si para que um deles atinja o objetivo do jogo primeiro. Esse tipo de interação é comum em jogos esportivos e em jogos denominados Soma Zero, ou seja, só poderá existir um vencedor.
A outra forma de interação é a colaborativa, nesta os jogadores possuem um objetivo em comum e precisam agir juntos para atingi-lo. Esse tipo de modo de jogo tem se tornado cada vez mais popular, principalmente em jogos de FPS com um número massivo de jogadores interagindo.
Outro tipo de habilidade que vem sendo explorada de forma crescente pelos jogos, principalmente a partir dos controles com captura de movimento, é a habilidade física dos jogadores. Esses jogos costumam focar em atividades físicas de exercício ou na execução de movimentos que exigem a coordenação motora do jogador, principalmente jogos de ritmo e dança, como o Just Dance.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados