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arrow_back Aula 01 - Arte e Design nos Games

3 - Design

3.1 - Ocorrência

O design nos videogames pode ser resumido como todos os elementos de interação com o jogador. Mecânicas de jogabilidade (como RPG, FPS, Luta), o projeto das fases, a cadência de inimigos, a pontuação de acordo com o nível do jogador, até as músicas e os efeitos sonoros no games: todos esses tópicos são referentes ao Game Design.

3.2 - Importância

Vimos as aplicações e a importância da Arte no desenvolvimento de jogos digitais, vejamos agora o que diz Santaella (2007) acerca do Design de Games:

“A cada nova geração, o design dos games aprimora a simulação de ambientes por meio da aplicação das últimas novidades científicas e tecnológicas. O avanço que os games vêm provocando nessa área, levou à constatação, hoje quase consensual, de que eles estabeleceram uma nova relação entre as artes visuais, a cultura da comunicação e a indústria do entretenimento.”

Santaella, Lucia. "As imagens no contexto das estéticas tecnológicas." Org: Venturelli, S. Arte e tecnologia: interseções entre arte e pesquisa tecno-científicas. Brasília: UNB (2007).

O Game Design é o produto final com toda forma e interação definidas por ele. Ao longo da história por trás da formação do mercado de games, uma pluralização do game design teve fundamental importância para essa indústria dominar o mercado mundial e se tornar hoje o ramo de entretenimento mais lucrativo de todos.

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