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arrow_back Aula 01 - Arte e Design nos Games

2 - Arte

2.5 - Arte de Conceito

Antes de nos aprofundarmos em mais conceitos relacionados à Arte e Design, vejamos essa definição de Concept Art:

“O que é Concept Art? Muitas vezes referem-se ao termo como visual development (desenvolvimento visual), são os desenhos iniciais usados para desenvolver a aparência de um projeto, seja ele qual for, de filmes, animação e, como objeto de nosso interesse, videogames. Artistas de desenvolvimento visual usam a história e a descrição dos personagens para construir um conceito básico que é usado como um guia para um projeto inteiro. Na maioria das vezes o artista conceitual faz um esboço, e depois de dado o “ok” pelo gerente de projeto, vai passar para um modelador 3D ou ilustrador para se transformar em uma representação visualmente mais precisa para o uso final.”

(Trecho livremente traduzido do texto “CONCEPT ART: WHAT IS CONCEPT ART AND WHY IS IT IMPORTANT?”. Disponível em: http://artistryingames.com/concept-art-concept-art-important/. Acesso em: 10 de mar de 2017.)

Após receber o briefing com um detalhamento do que deve ser produzido, o artista inicia a produção dos primeiros esboços, os quais devem indicar a temática, período e ambientação que se deseja reproduzir, respeitando o que o enredo do projeto propõe e a finalidade à qual se destina. À medida que o projeto amadurece e toma forma, novas ideias e conceitos podem surgir, mas ainda assim tais ideias não estão isentas de passar primeiro pelo crivo dos esboços conceituais.

A esquerda temos a arte conceitual de uma torre em estilo cartoon. A direita temos a mesma ideia da torre em estilo realista. A estética a ser criada deve comunicar-se adequadamente com o enredo do game.

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