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arrow_back Aula 01 - Arte e Design nos Games

5 - Estilo visual de um jogo

Quando falamos em estilo visual de um jogo, estamos nos referindo ao tipo de gráfico utilizado na representação. Não existe uma classificação padrão, e a que será apresentada aqui vem da junção do pensamento de alguns autores/artistas de games diferentes. Ou pelo menos foi o que eu li no Google 0_0.

  • Pixel Art: estilo no qual os personagens, cenários e itens são todos desenhados com imagens rasterizadas, a fim de deixar o jogo com um visual retrô e indie. Shovel Knight.
  • Voxels: são uma representação em 3D dos pixels. Minecraft, all the way!

     

    Minecraft.
  • Gráficos Vetoriais: jogos mais estilizados conforme o estilo próprio do autor ou com elementos mais detalhados em cena. Os jogos podem ter um estilo cartunesco, desenhado à mão, ou mais abstrato.

     

    Banner Saga.
  • 3D: os objetos e cenários são renderizados, levando em consideração as 3 dimensões. Eles podem ter um estilo fotorrealista ou exagerado. Uma alternativa interessante é o cel-shading, que utiliza técnicas diferentes de renderizar a iluminação para dar a impressão de que os objetos são em 2D Figura 27 - a) LA Noire, um 3D fotorealístico. b) Dragon Quest VIII, um belo visual com cel-shading. Fonte: : a) Disponível em: <https://static-ca.ebgames.ca/images/products/733801/4scrmax1.jpg>. Acesso em: 25 mar. 2018.
    b) Disponível em: <http://www.thunderboltgames.com/review/dragon-quest-viii-journey-of-the-cursed-king> Acesso em: 25 mar. 2018
  • Geração procedural: jogos em que o gráfico é gerado através de procedimentos matemáticos que visem à geração dos elementos do jogo, de forma a prover uma maior sensação de novidade ao longo das partidas.

     

    No Man’s Sky, um jogo com gráficos gerados proceduralmente

Até aqui tudo bem? Vimos na aula de hoje vários conceitos e ideias relacionados à arte e ao design, bem como as suas aplicações no desenvolvimento de jogos. Vimos também a importância de um design funcional para os elementos gráficos de um jogo, produzidos sob estudo coerente e respeitando a sua usabilidade.

Na próxima aula, estudaremos detalhes importantíssimos para a fase de pré-produção: Esboços e Teoria das Cores. Empolgado? Até lá, então!

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