Cursos / Jogos Digitais / Modelagem 2D / Aula
Agora, gostaria de fazer algumas perguntas interessantes para vocês:
Por que todos os jogos de luta possuem uma visão lateral e têm personagens com anatomia tão desproporcional, como mãos gigantescas, bíceps avantajado e postura quase impossível de se imitar?
Por que games de terror sempre possuem filtros com ruídos, aberração cromática, baixa iluminação e personagens e cenários fotorrealistas?
Por que a maioria dos jogos de plataforma é em pixel art?
Por que a maioria dos MOBA parecem se passar no mesmo universo?
A resposta para todas essas perguntas pode ser uma só: “Reação”. Ao longo dos anos muitos experimentos foram feitos nas diversas áreas de desenvolvimento de um game, e o design não fugiu a esta regra. Grandes empresas conhecem bem as fórmulas certeiras para se criar um game vendável e satisfatório.
Mas, e quanto à experimentação?
Hoje em dia, pouquíssimas empresas arriscam ir além das fórmulas de sucesso, e quando o fazem não são radicais demais. O mercado voltado exclusivamente à experimentação, o qual vem ganhando cada vez mais espaço, devido ao receio das grandes empresas de pensar um pouco fora da caixa, são os Jogos Independentes (INDIE).
No entanto, manter-se no que o jogador espera encontrar ao iniciar qualquer estilo de game não é algo ruim, ao contrário: o mercado prova por A mais B que os jogadores se alimentam dos velhos padrões e até se incomodam quando há mudanças muito radicais em alguma franquia. Apesar de ser um mercado cada vez mais abrangente, os INDIES ainda são um nicho, e em muitos aspectos – salvo algumas raríssimas exceções como Mine Craft - não conseguem competir com os velhos padrões de igual para igual.
Mas voltando ao fator “Reação”, é exatamente isso que os produtores de game buscam medir dos jogadores, sejam eles beta testers ou clientes finais. Você pode até nunca ter parado para pensar nisso antes, mas cada elemento do design de bons games funciona a fim de potencializar a experiência no jogador e orientá-lo a ter a sensação correta no momento em que o game designer quis que ele sentisse.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados