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arrow_back Aula 01 - Arte e Design nos Games

2 - Arte

2.4 - Contexto e Coerência

A identidade visual do projeto deve respeitar um conjunto de regras definidas pela temática e ambientação dele. Alinhando temática a ambientação, temos todo o contexto para criar um mundo que só será convincente se mantiver alguma coerência com ele mesmo.

Figura 06 - Esse Esboço de personagem apresenta um viking em ambos os lados, porém a esquerda temos elementos coerentes com a temática (Viking) e a direita alguns detalhes fogem um pouco da temática.
Esse Esboço de personagem apresenta um viking em ambos os lados, porém a esquerda temos elementos coerentes com a temática (Viking) e a direita alguns detalhes fogem um pouco da temática.
Fonte: Alexandre Ferreira. V01okoRnOT. Disponível em: http://alexandreilustrador.deviantart.com/art/V01okoRnOT-646655216. Acesso em: 10 de mar de 2017.

Como em todo o resto do processo de criação de um game, a arte conceitual não é uma tarefa simples, visto que deve haver muita pesquisa e as definições de identidade visual devem sempre considerar a temática trabalhada. Mesmo que o universo do game seja original, sem uma referência clara ou direta de outras temáticas tão exploradas, deve ser dada uma atenção especial à coerência em todos os elementos que compõem o game.

Segue abaixo uma lista de observações relativa a contexto e coerências. Será que você pensa nisso ao observar a arte conceitual de alguns games?

  1. Guerreiros velhos devem ter cicatrizes de batalha;
  2. Personagens tristes e taciturnos nunca usam roupas coloridas;
  3. Personagens com personalidade excêntrica geralmente têm cabelos extravagantes;
  4. Alguns personagens (como monstros em survival horror, lutadores em um game de luta ou campeões em MOBAS) trazem em detalhes da anatomia e da silhueta a forma como atacam e até seus pontos fracos;
  5. Espadas, escudos, armaduras medievais e até mesmo um corte de cabelo têm seus períodos e devem ser pesquisados.

Claro que isso não se trata de um manual de regras que deve ser seguido à risca, pois sempre existe a questão da “licença poética”. As formas de arte, de um modo geral, dão a oportunidade para seus criadores de “brincar” com a realidade e até mesmo de fugir de determinados padrões. Porém, inclusive essa fuga de padrões deve ser coerente e nunca deve se distanciar dos signos comuns aos consumidores da mídia, caso contrário, não será bem aceita.

Abaixo temos o design de alguns personagens. Tente identificar as pistas que o design deles transmite sobre a temática à qual eles pertencem:

Figura 07 - The new centaur: mascote da Banda Fullsion.
<span class='italico'>The new centaur:</span> mascote da Banda Fullsion.
Fonte: Alexandre Ferreira. The new centaur Disponível em: http://alexandreilustrador.deviantart.com/art/the-new-centaur-214701466. Acesso em: 10 de mar de 2017.

Figura 08 - O Velho.
O Velho.
Fonte: Alexandre Ferreira. O Velho. Disponível em: http://alexandreilustrador.deviantart.com/art/O-Velho-545930336. Acesso em: 10 de mar de 2017.

Figura 09 - Terceiro Elemento: This is the mascot Basttardos band.
Terceiro Elemento: <span class='italico'>This is the mascot Basttardos band.</span>
Fonte: Alexandre Ferreira. Terceiro Elemento. Disponível em: https://www.artstation.com/artwork/Xdrr0. Acesso em: 10 de mar de 2017.

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