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arrow_back Aula 11 - O Game Controller e a Transição Entre Cenas

3. O Game Controller

Um dos objetos superimportantes que nós temos no desenvolvimento de jogos é o Game Controller, ou controlador do jogo. Esse objeto, como o nome indica, é responsável por controlar aspectos mais gerais do jogo e gerenciar diversos acontecimentos, tais como os níveis de um jogo, as vidas possuídas por um personagem, a pontuação geral, entre outras coisas.

O nosso jogo ainda não possui um Game Controller, portanto, não temos uma maneira eficiente de gerenciar qualquer um desses parâmetros, inclusive a troca de níveis ou a quantidade de vidas restantes ao personagem. Chegou o momento de mudar isso! Vamos criar o nosso Game Controller!

Apesar de ser tão especial, o Game Controller não tem nada demais atrelado a ele, em relação ao GameObject que o representa. Criaremos o Game Controller a partir de um GameObject vazio, nomeado GameController. Em seguida, alteraremos a sua tag para Game Controller. O Unity já traz essa tag predefinida, por ser, como dissemos, um elemento importante na criação de jogos diversos. Por último, adicionaremos um script, também chamado GameController, ao nosso GameController. No fim, teremos um objeto chamado GameController, com a tag GameController e um script chamado GameController atrelado. Legal!

3.1 Alterando o Script do GameController para Adicionar Transição Entre Cenas

O script do GameController será o responsável por gerenciar os níveis de nosso jogo, bem como as chances restantes possuídas pelo nosso personagem e o consequente fim de jogo quando o jogador chegar ao final dessas tentativas. Para começar, adicionaremos ao nosso GameController a capacidade de reiniciar o nível quando o personagem se quebrar. Em seguida, controlaremos a quantidade de vidas restantes.

Vejamos, na Listagem 4, o código do nosso script GameController.

Listagem 4 - Script GameController.cs, responsável pelo controle do jogo.
Fonte: Elaborada pelo autor.

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